terça-feira, 29 de julho de 2008

Projetos incrementam economia e beneficiam mais de 100 mil famílias baianas




Projetos incrementam economia e beneficiam mais de 100 mil famílias baianas

 

A implantação do Terminal Pesqueiro da Ribeira, em Salvador, é um dos principais temas do programa de rádio Conversa com o Governador desta semana. Jaques Wagner ainda destaca as ações do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) e o lançamento da planta de uma fábrica de Biodiesel, em Candeias, cidade da Região Metropolitana da capital baiana. Os anúncios fazem farte da visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Bahia nesta terça-feira(29). O governador também atualiza os dados da aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

O programa Conversa com o Governador está disponível na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-71-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 MHZ e pelas principais emissoras de rádio da Bahia.

 

A formatura da primeira turma do Topa é outro assunto abordado no programa. "A presença do presidente nesta primeira formatura dos 171 mil baianos e baianas que conseguimos alfabetizar em apenas um ano, mostra que o governo federal reconhece que esse é o maior programa de alfabetização feito por um Estado", lembrou Wagner ao garantir que o programa continua, com a meta de alfabetizar 1 milhão de baianos até 2010. A agenda de Lula também prevê participação na solenidade de entrega do Prêmio Cosme de Farias às melhores experiências na área da Educação. O reconhecimento é uma reverência ao educador que foi um dos maiores defensores dos programas de alfabetização no século passado.

 

 

Parceria Bahia-Brasil

 

Wagner reforça a importância da parceria Bahia-Brasil para o desenvolvimento do Estado: "Hoje, a agenda do presidente Lula [na Bahia] toca em três pontos fundamentais: Biodiesel, Pesca e Aqüicultura, e na questão da Alfabetização e da Educação". O governador faz ainda um balanço dos investimentos do PAC na Bahia: 60% das obras estão em andamento; 28% já estão em licitação e 12% estão sendo preparados para licitar, em referência a última visita de Lula com o anúncio de R$ 24 bilhões do governo federal para aplicação em diversas áreas. "O que mostra que tudo aquilo que foi anunciado está se concretizando, vai se transformar em obras de saneamento e infra-estrutura para melhorar a vida do nosso povo", observa.

 

"A pesca passará a ser um componente importante da nossa economia, dando cidadania e melhores condições de trabalho", pontua o governador ao falar do projeto que faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável, que conta com ações para desenvolver a produção de pescado no país, tanto de forma artesanal quanto em cativeiro. O Terminal Pesqueiro da Ribeira vai funcionar como entreposto comercial, beneficiando a comercialização e sendo ponto de distribuição de pescado. Segundo Wagner, a Bahia tem a maior região costeira com 1.180 km e o maior número de pescadores artesanais do Brasil e que há dois meses foi feita "a entrega de vários equipamentos para melhorar a pesca artesanal". O Terminal Pesqueiro da Ribeira é o primeiro a ser inaugurado na Bahia. Inicialmente, estas estruturas deverão ser implantadas nas regiões do Litoral Norte, Metropolitana do Salvador, Sul e Extremo Sul. A administração dos terminais será feita em parceria da Bahia Pesca com uma Cooperativa de Pescadores.

 

Sobre a fábrica de Biodiesel, em Candeias, primeira planta do nordeste, Wagner lembra que o programa de energia renovável do governo federal será a redenção do semi-árido baiano. "Quando ela [a fábrica de Biodiosel] atingir o máximo de sua capacidade, a estimativa da Petrobrás é fornecer emprego e renda para 100 mil famílias baianas", revela para reforçar a concepção da fábrica de Biodiesel: de energia limpa e que tem o selo social porque usa como matéria-prima o que é produzido por agricultores familiares. A fábrica representa um investimento de R$ 78 milhões para produzir cerca de 57 milhões de litros de Biocombustível por ano.

__._,_.___

 

__,_._,___


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.