sábado, 4 de outubro de 2008

Candidato a prefeito em Salvador : João Henrique de Barradas Carneiro

João
PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) - número 15
Nome completo: João Henrique de Barradas Carneiro
Coligação: A Força do Brasil em Salvador
PMDB / PTB / PDT / PMN / PSL / PSC / PP / PHS / PRTB
Idade: 49 anos *
Sexo: masculino
Natural de: Salvador (BA)
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: prefeito
Patrimônio declarado: R$ 606.664,27
Situação do CPF na Receita Federal: regular
Limite de gasto na campanha: R$ 5.000.000,00
Responde a processos na Justiça? não.
Candidato a vice: Edvaldo Brito
Veja a página oficial do candidato |Veja a página do candidato no TSE

Tem mandato atualmente? Qual?
Sim. Prefeito

Já exerceu mandato executivo? Quais?
Sim. Prefeito (2005-2008)

Dez perguntas para o candidato
Um dos maiores problemas de Salvador é o trânsito. Nos últimos dez anos, a frota na cidade duplicou (são 600 mil carros), as obras do metrô se arrastam há quase dez anos, o transporte público é ineficiente e poucas avenidas foram criadas nas últimas cinco administrações. O que fazer para resolver esse problema?
Salvador cresceu de forma desordenada, com reflexos no trânsito. Investimos na melhoria da mobilidade nas ruas. Temos o metrô, cuja primeira etapa será concluída este ano. Adquirimos três trens para o subúrbio e reativamos a travessia marítima Plataforma-Ribeira. Estamos inaugurando a Via Náutica, com a implantação prevista de vários cais, de São Tomé de Paripe até o Mercado Modelo. Vamos interligar os meios de transporte e atender os pedestres. Há ainda o projeto para a av. Bonocô, com uma ciclovia ao longo da linha do metrô e realocação dos pontos de ônibus.

Que características especiais você vê nesta primeira eleição em Salvador sem a presença do senador Antonio Carlos Magalhães?
Um ano após ACM ter morrido, nenhum candidato defende o legado político dele. Nem mesmo seu neto, que se apresenta como o "novo", se apega às realizações de ACM no passado. Acredito que vivemos um novo momento político, no qual não caberia o chamado coronelismo que imperou por tanto tempo na Bahia e em Salvador. Ou seja, na prática, não houve mudança nenhuma. Ficou apenas evidente a rejeição da população soteropolitana ao chamado carlismo.

A Salvador dos excluídos, dos favelados, é muito maior do que a cidade dos cartões postais, que atrai os turistas. Que prioridades administrativas estão reservadas para essa parcela da população?
Tomamos como prioridade o trabalho em prol da Salvador que sofre com a falta de infra-estrutura e qualidade de vida. Enfrentamos o problema das dívidas, estamos saneando as contas do município e já devolvemos a Salvador a capacidade de tomar empréstimos. Criamos condições para investir em obras estruturantes, construção de casas populares, melhoria do atendimento nos postos de saúde, inclusão social através de programas federais. Salvador saiu do 26º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 16º. Nos próximos quatro anos estaremos entre os primeiros colocados.

Nos últimos dois anos, houve um crescimento assustador nos índices de violência em Salvador. Embora a segurança pública seja uma questão do Estado, o que a prefeitura pode fazer para reduzir os índices de violência?
A violência é o retrato do desequilíbrio sócio-econômico. Investir no foco desse problema é responsabilidade do município. Vamos investir na abertura de novos postos de trabalho. Criamos a Guarda Municipal, que faz ação preventiva e repressiva nas ruas. Serão instaladas câmeras de segurança em pontos estratégicos, bem como nos ônibus. Metade da frota (1.370 veículos) já conta com o equipamento e, até o final do ano, todos contarão. A iniciativa diminuiu o número de assaltos a ônibus. O "Banho de Luz" também tem ajudado a inibir a ação dos criminosos.

Todas as pesquisas apontam que Salvador está entre as capitais com um dos maiores índices de desemprego do Brasil. A capital baiana praticamente não tem grandes empregadores, como as indústrias. De que forma a administração municipal pode contribuir para minimizar os problemas causados pelo desemprego?
A prefeitura tem contribuído para que Salvador seja a sétima capital do país e a primeira do Nordeste em geração de emprego. Entre outras ações, estão a agilidade na liberação de instalação de empresas e a atração de investimentos. Capacitamos 16 mil pessoas em parceria com o Ministério do Trabalho. A revitalização do comércio gerou 16 mil empregos diretos. O projeto prevê que até 2010 seja implantada uma infra-estrutura com bares, restaurantes, lojas e outros equipamentos de lazer e serviços funcionando 24 horas.

Qual o principal problema do município e que solução você propõe?
O maior problema é devolver aos cidadãos a auto-estima, que foi muito prejudicada por conta da queda da qualidade de vida da população, sobretudo a de baixa renda. Para isso, vamos investir no resgate desta dignidade melhorando os serviços oferecidos em todas as áreas, investindo em obras que devolvam a Salvador a condição de metrópole.

Apóia o aumento do limite de endividamento dos municípios previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), hoje de 120% da receita corrente líquida?
A LRF é muito boa, estabelece uma disciplina fiscal para o gestor. Dá transparência e um melhor trato com a coisa pública, e lei é para ser cumprida. Mas acho que os municípios que têm uma região metropolitana, como Salvador, deveriam ter um tratamento diferenciado, permitindo uma maior capacidade de endividamento para promover investimentos sociais.

É a favor da aprovação de uma nova CPMF? Por quê?
Historicamente sempre fui contra a criação de novos tributos. Entendo que a população sempre foi vítima de excessiva tributação. Mas reconheço que a área da saúde precisa de mais recursos.

Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?
A iniciativa da Associação dos Magistrados do Brasil de publicar os nomes dos candidatos que respondem processo é positiva. Separa os bons dos maus políticos e ajudar o eleitor na escolha dos candidatos.

A Guarda Municipal deveria ter poder de polícia?
A Guarda Municipal tem poder de polícia. Em Salvador, está sendo treinada para uso de arma de fogo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/prefeitos/ba-salvador-15-1.shtml

6 comentários:

  1. Gostaria de saber , se vc como candidato a prefeitura de salvador , se não ganhar a eleição essas obras que faltam terminar ficarão para trás ? pois só no ano de eleição vc resolveu fazer alguma coisa por salvador...
    que não faz mais que sua obrigação pois nossos impostos são altissimos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria mesmo que João Henrique respondesse a pregunta acima, pois temos o direito de saber o que ele fez com o dinheiro dos impostos que pagamos e o dinheiro que é repassado para a prefeitura. Às vésperas de um 2º turno a cidade está um caos. Os bandidos estão tomando conta da cidade, a sujeira reina em Salvador e não pense que é só no subúrbio, a cidade alta também sofre com a falta de administração de João Henrique. A Estação da Lapa está intransitável, desde 2005 as escadas rolantes não funcionavam, lâmpadas queimadas e assaltos contantes. Agora, em 3 meses, consertaram a escada, trocaram as lâmpadas e colocaram a guarda municipal, que faz a "SEGURANÇA" da população que transita. Como se isso não bastasse, o número de camelô parece que aumenta a cada dia trazendo para a população insegurança, pois eles, assim como o prefeito, não respeitam as pessoas que ali necessita passar, eles são mal educados e sujos, e a prefeitura insiste em manter as imundas "BARRAQUINHAS" em pontos onde transitam passoas.

    ResponderExcluir
  3. Excelentíssimo Senhor joão Henrique.
    Venho através deste comentário deixar-lhe meu enorme parabéns pelo seu mandato passado e desejar-lhe força, paz, amor, saúde e muita harmonia nesse novo mandato de 4 anos que com a fé de Deus virá a acontecer.
    Beijos enorme da sua fã e eleitora número um.

    ResponderExcluir
  4. Excelentíssimo Senhor joão Henrique.
    Venho através deste comentário deixar-lhe meu enorme parabéns pelo seu mandato passado e desejar-lhe força, paz, amor, saúde e muita harmonia nesse novo mandato de 4 anos que com a fé de Deus virá a acontecer.
    Beijos enorme da sua fã e eleitora número um Francine.

    ResponderExcluir
  5. Excelentíssimo Senhor joão Henrique.
    Venho através deste comentário deixar-lhe meu enorme parabéns pelo seu mandato passado e desejar-lhe força, paz, amor, saúde e muita harmonia nesse novo mandato de 4 anos que com a fé de Deus virá a acontecer.
    Beijos enorme da sua fã e eleitora número um Francine.

    ResponderExcluir
  6. Teve candidatos que passaram 8 anos na prefeitura de Salvador e não fizeram quase nada, pode se dizer, e agora está querendo uma brecha, como Lídice da Mata e Imbassay, que na verdade só fez perseguir os trabalhadores ambulante que o elegeu.Ao contrário de João que comeceu a trabalhar desde o começo do seu mandato, obras que muitos não consegue verem, porque realmente só querem enxergarem obras no cento da cidade, enquanto os bairros pobre estão sofrendo.João, esse sim trabalha de Igual pra igual. Valeu João Henique. que Deus Nosso General, Continue te abençoando, Com toda sorte de Benção. Um Grande Abraço.A vitória é nossa.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.