quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça.

O Banco de Dados Memórias Reveladas reúne informações sobre o acervo arquivístico relacionado à temática da repressão política no período 1964-1985, custodiado por diferentes entidades brasileiras. Em alguns casos, é possível visualizar imagens dos documentos descritos como papéis, mapas, desenhos, fotografias, folhetos, entre outros.
Em fase de implantação, podendo ser exibidas em até cinco níveis de detalhamento, as informações estarão em constante atualização pelas entidades participantes.

Acesso aos documentos dos órgãos dos governos militares sob a guarda do Arquivo Nacional:

Em dezembro de 2005, em cumprimento ao disposto no Decreto nº 5.584, de 18 de novembro de 2005, a Coordenação-Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG) recebeu para a guarda permanente os acervos dos extintos Serviço Nacional de Informações - SNI, Conselho de Segurança Nacional - CSN e Comissão Geral de Investigações - CGI, cabendo ao Arquivo Nacional garantir o acesso a esses documentos. Atualmente os três acervos podem ser consultados em uma base de dados o que agiliza as consultas probatória e acadêmica, assim como a emissão de certidões.

Para mais informações sobre o acesso a esse e outros acervos recolhidos pela COREG consulte no portal do Arquivo Nacional a seção Serviços aos Usuários>Consulta aos acervos dos órgãos dos governos militares.


http://www.memoriasreveladas.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.