quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ITAMARATY DIVULGA TELEFONES PARA LOCALIZAÇÃO BRASILEIROS NO HAITI


O Itamaraty divulgou telefones para se obter, junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, informações referentes a cidadãos do país no Haiti. Os números são: (061) 3411-8803 / 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197-2284


O Comando do Exército anunciou na manhã de hoje a morte de quatro militares no terremoto ocorrido ontem na cidade de Porto Príncipe, no Haiti: o primeiro-tenente Bruno Ribeiro Mário, o segundo-sargento Davi Ramos de Lima, o soldado Antonio José Anacleto e o soldado Tiago Detimermani. Todos são do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena, interior de São Paulo. De acordo com o Exército, esses militares estavam fora da base de apoio, no momento do tremor.
PUBLICIDADE

Outros cinco integrantes da tropa brasileira estão feridos, com fraturas e escoriações: o tenente-coronel Alexandre José dos Santos, o capitão Renan Rodrigues de Oliveira, o terceiro-sargento, Danilo do Nascimento de Oliveira, o cabo Eugênio Pesaresi Neto e o soldado Wellington Soares Magalhães.

Em nota, o Comando do Exército informa que foram comprometidos os sistemas de telefonia fixa e celular na região, o que vem "dificultando" o repasse das informações. Além disso, os deslocamentos motorizados estão praticamente "inviabilizados" por causa da grande quantidade de escombros nas ruas de Porto Príncipe, além da falta de energia elétrica e de iluminação pública.

O general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe do setor de comunicação social do Exército, disse a jornalistas que há grande número de militares brasileiros desaparecidos após o terremoto.

O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.

O Itamaraty divulgou telefones para se obter, junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, informações referentes a cidadãos do país no Haiti. Os números são: (061) 3411-8803 / 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197-2284.


Cruz Vermelha
A Federação Internacional da Cruz Vermelha estimou hoje que até 3 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo forte terremoto que atingiu ontem o Haiti. O tremor, de 7 graus na escala Richter, causou muita destruição na capital do país, Porto Príncipe. Autoridades locais estimam que deve haver centenas de mortos.

Um porta-voz da Cruz Vermelha, Paul Conneally, disse que o fato de o tremor ter ocorrido perto de Porto Príncipe "não é um bom indicador". Ele lembrou que o Haiti é um dos países mais pobres no Hemisfério Norte e não está preparado para lidar com um grande desastre.

Conneally disse hoje que levará entre 24 e 48 horas para se ter uma estimativa mais clara sobre a escala da destruição. Enquanto isso, grupos humanitários internacionais, incluindo a Cruz Vermelha, lançaram um grande esforço para auxiliar o Haiti. Além do envio de ajuda, a prioridade é tentar salvar pessoas entre os escombros e montar hospitais emergenciais para os feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.