segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dunga finalmente vai divulgar a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo da África.


Por Ricardo Freiesleben, da Redação Yahoo! Brasil

Caros apreciadores da nossa seleção brasileira e torcedores do contra. Nesta terça-feira (11), por volta das 13h00, Dunga finalmente vai divulgar a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo da África, que começa exatamente um mês após o anúncio da convocação. Além destes que terão o passaporte garantido, o técnico deverá revelar até o final do dia mais sete nomes que ficarão em estado de alerta no caso de algum corte até o início do Mundial.

Baseado em números e em tudo o que acompanhei desde o início da trajetória de Dunga no comando da seleção pentacampeã mundial, divulgo aqui a provável lista que será anunciada amanhã. Claro que fiz minhas apostas, mas para não trabalharmos apenas no "chute", apesar de alguns serem inevitáveis, vamos trabalhar em cima de números. Vejamos abaixo a relação de todos os jogadores que vestiram a amarelinha desde a chegada do treinador, em 24 de julho de 2006, para saber quem tem mais ou menos chances.
Alguns dados interessantes: Robinho e Gilberto Silva, mesmo sem serem assumidades entre os torcedores brasileiros, foram os que mais jogaram entre os 89 convocados na Era Dunga, com 47 partidas cada. Assim como, quando falamos em gols, Luís Fabiano, com 19, o mesmo Robinho, com 16, além de Kaká, com 13, foram os que mais marcaram tentos pela amarelinha neste período.

Existem também aqueles que foram convocados, mas não tiveram sequer uma oportunidade de entrar em campo como Bobô, Wagner, Morais, Jonatas, Denílson, Carlinhos, Breno, Léo, Gladstone, além dos goleiros Fábio, Victor, Diego Alves, Renan e Cássio. Foram 27 as convocações para os 53 jogos em que Dunga dirigiu a seleção desde 2006. Alguns jogadores, apesar de convocados, não chegaram a se apresentar: Fábio Aurélio, por lesão, Amauri, impedido pela Juve, além de Zé Roberto, que pediu dispensa antes da Copa América de 2007.

Vale também uma comparação entre a primeira e a última convocação realizada pelo técnico Dunga para ver quem se manteve e quem deixou de vestir a amarelinha nestes quatro anos:

Primeiro jogo | 16/08/2006 | Brasil 1 x 1 Noruega
Gomes; Cicinho (Maicon), Lúcio, Juan (Alex) e Gilberto; Edmílson (Dudu Cearense), Gilberto Silva, Elano (Júlio Baptista) e Daniel Carvalho (Vagner Love); Robinho e Fred.

Último jogo | 02/03/2010 | Brasil 2 x 0 Irlanda
Júlio César; Maicon (Carlos Eduardo), Lúcio (Luisão), Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Nilmar) e Adriano (Grafite).

Vistas todas as informações e dados acima, vou aqui arriscar os 23 nomes que serão convocados por Dunga para a Copa.


É isso. Apesar de não concordar com algumas das opções feitas pela comissão técnica, acredito que ao menos 80% dessa lista seja confirmada nesta terça-feira. E, concordando ou não, sei que Dunga tem feito um belo trabalho e certamente colocará a nossa seleção como forte candidata ao título. Resta torcer.

E você, arrisca uma lista? Comente abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.