sábado, 5 de junho de 2010

Enc: Aposentadoria universal pode proteger idosos da pobreza, diz relatora

Aposentadoria universal pode proteger idosos da pobreza, diz relatora

04/06/2010
Em documento ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, Magdalena Sepúlveda recomenda a criação de sistemas universais de aposentadoria como a melhor maneira para governos trabalharem pelos direitos dos idosos.

Proteção de idosos

Proteção de idosos

Juliana Saporito, da Rádio ONU em Nova York.*

A sociedade está abandonando a tradição de cuidar dos idosos, deixando-os desamparados. O aviso foi feito pela relatora independente das Nações Unidas para Direitos Humanos e Pobreza, Magdalena Sepúlveda.
Em relatório apresentado esta sexta-feira ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, ela ressaltou a necessidade de investimentos dos governos na atualização e no acesso da população a planos de aposentadoria cruciais, segundo Sepúlveda, para garantir os direitos das pessoas idosas.
Atualização
De acordo com a relatora, tradicionalmente os Estados protegem os idosos, com sistema de contribuição social. Mas ela notou que essa estratégia tem falhado já que apenas uma em cada cinco pessoas tem acesso ao benefício.
Sepúlveda recomenda a criação de sistemas universais de aposentadoria como a melhor maneira para governos trabalharem pelos direitos dessas pessoas.
A população com mais de 60 anos é uma das que mais cresce no mundo e deve dobrar até 2050. Para a relatora, as famílias convencionais não conseguem lidar com o ritmo de envelhecimento da população global sem a ajuda dos governos.
Remuneração
No texto, ela afirma que muitos aposentados são responsáveis pelo sustento e bem estar de toda a família. No caso das mulheres, a situação é agravada pelo retrospecto de anos de remuneração inadequada.
Outras medidas sugeridas pela relatora são políticas sociais que incluam o combate à pobreza, a criação de pensões para garantir o acesso universal à segurança social e ações especiais para as mulheres.
*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.



http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/180951.html  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.