domingo, 23 de janeiro de 2011

Número de mortos por chuva no RJ passa de 800. Existem 400 desaparecidos. E você com isto?



SÃO PAULO (Reuters) - Subiu para 808 o número de mortos em decorrência da forte chuva na região serrana do Rio de Janeiro, informou neste domingo a secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.



A cidade mais afetada pelo temporal que caiu na noite do dia 11 é Nova Friburgo, com 390 vítimais fatais, seguida por Teresópolis, com um total de 327 mortes, Petrópolis, com 66, e Sumidouro, com 22.


São José do Vale do Rio Preto registrou duas mortes, e Bom Jardim, uma.


O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, informou após reunião com construtoras nesse domingo, em Friburgo, que já dispõe dos recursos necessários para a reconstrução da cidade.


Ele pediu aos construtores "um mutirão de reconstrução" e que apresentem projetos até a próxima quarta-feira para a elaboração de um plano diretor.


Segundo Pezão, 30 geólogos e mais de 200 engenheiros estão colaborando com os estudos de reconstrução.


"É fundamental a utilização dos 180 dias em que a cidade está sob o regime de calamidade pública para o emprego de tudo que for necessário para as obras emergenciais", ressaltou o vice-governador em nota na tarde de domingo.


DESAPARECIDOS


Equipes de resgate ainda procuram cerca de 400 desaparecidos nas cidades atingidas pela tragédia, que deixou ao menos 15 mil desalojados e desabrigados.


Integrantes e voluntários da Defesa Civil, assim como membros das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional de Segurança Pública participam dos esforços de resgate das vítimas.


Com a profunda mudança na geografia dos municípios provocada pela avalanche de terra, autoridades locais admitem dificuldades no resgate de todos os soterrados.


(Por Tatiana Ramil e Denise Luna)

Um comentário:

  1. Parabéns pela divulgação. Precisamos nos unir em defesa do homem, em defesa do nosso planeta. Tudo indica que essa é apenas mais uma das tragédias anunciadas. Abraços.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.