quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sem Terra ocupam Ministério do Desenvolvimento Agrário em Brasília.



APN - Boletim 8/04 a 16/04 | www.apn.org.br

Governo argentino reestatiza YPF

Funcionários do governo argentino tomaram o controle da empresa petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol, e substituíram os executivos espanhóis e nativos da companhia. A intervenção foi encabeçada pelo subsecretário de Coordenação do Ministério do Planejamento da Argentina, Roberto Baratta. Barata, que até hoje o único representante do Estado argentino na direção da YPF, apresentou uma lista de diretores-executivos que, segundo o governo, devem renunciar. O subsecretário também ordenou a troca da segurança do edifício, segundo fontes da petrolífera ouvidas pela agência Efe.

Petrobrás terá reunião "decisiva" com Argentina sobre concessão

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, terá na próxima sexta-feira uma reunião "decisiva" com representante do governo da Argentina para discutir a recente cassação da concessão de uma área operada pela estatal brasileira no país vizinho. A província de Neuquén, maior produtora de gás natural da Argentina, suspendeu no início do mês a concessão da área argumentando que a empresa não fez investimentos suficientes para aumentar a produção.

Petrobrás diz que vai aumentar preço da gasolina em "algum momento"

A presidente da Petrobras, Graça Foster, admitiu nesta terça-feira (17) que a estatal tem intenção de aumentar o preço dos combustíveis, como gasolina, em "algum momento", mas ela não definiu exatamente quando. Em evento no Rio de Janeiro, Graça Foster afirmou que o patamar do preço internacional do petróleo está mais alto do que em anos anteriores.

"Há claramente uma mudança no patamar de preços neste horizonte de 2012. Em algum momento, a expectativa é que tenhamos reajuste no preço de combustíveis. Se é em um mês, dois, três ou seis, eu não sei", disse.

Sem Terra ocupam Ministério do Desenvolvimento Agrário

Cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais Sem Terra ocupam, desde a manhã desta segunda-feira (16/4), o prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, para denunciar a estagnação da Reforma Agrária e a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal

 
A ação integra a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que o MST promove todos os anos em abril, mês em que 21 trabalhadores Sem Terra foram mortos no episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. 

Procurador afirma: Chevron perdeu controle do poço

Em audiência conjunta das comissões de Minas e Energia e do Meio Ambiente da Câmara, o procurador de Campos (RJ), Eduardo Santos Oliveira, acusou a petroleira americana Chevron de ter perdido o controle do poço no Campo de Frade, de onde vazaram 381 mil litros de petróleo em novembro de 2011. Em março deste ano, ocorreu um novo vazamento, a três quilômetros do acidente do ano passado. O diretor de Assuntos Corporativos da Chevron, Rafael Jean Williamson, negou qualquer irregularidade. "O vazamento não é produto de uma operação negligente ou incompetente", disse Williamson. "A Chevron teve todo momento o controle do campo de Frade", garantiu.
Na avaliação do procurador, a petroleira não conseguiu evitar explosão dentro do poço, depois que ele foi fechado para conter o vazamento. "Tememos que tenha havido comprometimento do reservatório de óleo", disse Eduardo.

Exército do Sudão do Sul invade instalações de petróleo do Sudão

Menos de um ano após o referendo que aprovou a separação do Sudão do Sul, o novo país está à beira do conflito com o Sudão por conta da disputa em torno da região de fronteira rica em petróleo. Tropas do SPLA (o Exército do Sudão do Sul) invadiram terça-feira a cidade de Heglig, que abriga instalações de petróleo responsáveis por cerca de metade da produção do Sudão, de 115 mil barris/dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.