segunda-feira, 16 de julho de 2012

A entrevista da ex-primeira-dama ao Fantástico



http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-entrevista-da-ex-primeira-dama-ao-fantastico

A entrevista da ex-primeira-dama ao Fantástico

Enviado por luisnassif, seg, 16/07/2012 - 07:46
Por Vânia
Do Conexão Brasília Maranhão
Rogério Tomaz Jr.
Boa parte do Brasil parou na noite deste domingo, 15 de julho, para ver a supostamente bombástica entrevista de Rosane Brandão Malta (ex-Rosane Collor) ao Fantástico, a "revista eletrônica" da Rede Globo.
Todos esperavam revelações "fortes" – prometidas nas chamadas do programa – da ex-primeira dama da República. Para usar uma metáfora gasta, a Globo prometeu a lua, mas entregou a seus telespectadores uma paisagem lunar: só crateras vazias e nenhuma substância consistente.
Os rituais de magia negra, a relação com PC Farias, as memórias sobre o processo de impeachment… tudo que Rosane falou e o Fantástico exibiu hoje já era de conhecimento até do reino mineral – expressão de Nelson Rodrigues, não de Mino Carta, como pensam alguns.
Nada, absolutamente nada se salva da entrevista, em termos de novidade. Em termos jornalísticos, a "reportagem" foi um fracasso total. É de se perguntar, aliás, qual o critério jornalístico que levou a Globo a produzir tal entrevista. Não há qualquer fato novo – poderia ser o livro de Rosane, mas não se sabe nada dele, tanto que foi citado apenas superficialmente* – que justifique toda a mobilização da maior emissora do Brasil para tal empreitada com tanto destaque.
Coube à simpática Renata Ceribelli fazer a "matéria" com Rosane Collor
O que justifica a reportagem, na verdade, não é nada mais do que a necessidade de atacar o agora inimigo Fernando Collor de Mello.
A eleição de Collor foi uma fraude. Não pelos votos em si, mas pelo candidato, que não passava de um produto midiático preparado e apoiado com todo o poder dos grandes meios de comunicação para ser o anti-Lula de 1989.
Agora, passados vinte anos, Collor deixou de ser aliado e passou a ser inimigo, por compor a base de apoio do governo petista. Para a Globo e para a Veja, a primeira que ungiu Collor como um verdadeiro Messias em 89, é o que basta para ele ser colocado na alça de mira.
Lamentável é ver que profissionais – vou poupá-los de citação nominal – tão respeitados na TV brasileira se prestem a cumprir um papel vexatório como o dessa "matéria". Aliás, para fingir que o assunto se tratava mesmo de jornalismo, os apresentadores do Fantástico fizeram questão de informar que tentaram ouvir Collor durante toda a semana, mas o senador, que de besta não tem nada, se recusou a falar.
Ótimo seria se Collor publicasse um livro contando como atuavam os donos, diretores e lobbistas da Rede Globo durante o seu governo.
Para ver a entrevista completa, clique no link abaixo:
Marconi Perillo
O governador tucano de Goiás, que não tem nada a ver com a briga Globo x Collor, deve ter sentido muito incômodo com as referências tão detalhadas do processo que levou à deposição do então presidente.
O Fantástico mirou Collor, mas poderá acabar acertando Perillo, pois colocou em evidência denúncias que derrubaram o presidente e hoje acossam o tucano.
Perillo provavelmente se viu na "reportagem" quando esta falou da CPI que investigou Collor e descobriu cheques-fantasmas, esquemas de caixa 2, um tesoureiro de campanha influenciando no governo (no caso do tucano, este atende por Lúcio Fiúza Gouthier, que foi convocado à CPMI do Cachoeira, mas ficou calado).
A CPMI do Cachoeira está sendo tratada pelos grandes meios de comunicação como se fosse uma novela. Heróis, vilões, figuras exóticas, tramas urdidas nas sombras e outros ingredientes são utilizados para cobrir o cotidiano do órgão.
Para o azar de Perillo, a matéria do Fantástico faz a CPMI do Cachoeira parecer uma "Vale a pena ver de novo", com o tucano no centro do trama.
*Via Twitter, a jornalista Leda Nagle comentou assim a "matéria" do Fantástico:
Já o humorista Maurício Meirelles, do CQC, foi mais irônico:





Um comentário:

  1. É O RAIO-X DO ELEITORADO BRASILEIRO,SE NÃO VEJAMOS:JOSE SARNEY,AGRIPINO MAIA,COLLOR,PAULO MALUF E TANTOS OUTROS POLÍTICOS DE ALTA PERICOLOSIDADE QUE CONTINUAM NO PODER,E OUTROS QUE SE NÃO FOSSE A MORTE,HOJE AINDA ESTARIAM FAZENDO AS TRAQUINAGENS,TAL QUAL,ANTONIO C. MAGALHÃES. E TODOS NO PODER PELO VOTO DO POVO. COM RARAS EXEÇÕES, TIRARAM OUTROS COMO O SEN. DO PIAUÍ QUE DIZIA "ATENTAI VOS BEM"............

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.