Olá Vera, Sociedade pede atenção às políticas de comunicação com mudança no GDFAs entidades da sociedade civil que historicamente lutam por políticas de comunicação no Distrito Federal e em todo país foram surpreendidas com a troca da comando da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal. Durante esses dois anos do governo Agnelo Queiroz, a sociedade civil construiu com muitas dificuldades um canal de diálogo com a Secretaria de Comunicação Social, comandada pela então secretária Samanta Sallum, e demais pastas vinculadas à pauta. Esse diálogo resultou na realização do ComunicaDF - 1o Seminário de Comunicação do DF -, que estabeleceu 12 prioridades de políticas de comunicação para a capital até 2014.
Logo após o Seminário, iniciamos a discussão com o governo que culminou na Consulta Pública sobre um projeto de Lei que regulamentaria o artigo 261 da Lei Orgânica do Distrito Federal, que prevê a existência do Conselho Distrital de Comunicação Social, acordo firmado com o próprio governador Agnelo Queiroz durante o ComunicaDF.
Apesar deste esforço passar pela articulação também com as secretarias de Publicidade, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Casa Civil e Governo, foi na Secretaria de Comunicação que se organizou o debate e o compromisso do governo com as políticas de comunicação.
A mudança na gestão da Secom, além de surpreender-nos, já que estávamos no início do processo de implementação das políticas, gera incertezas sobre o compromisso do Governo do DF com essas políticas de comunicação. Ainda mais com uma possível extinção da Sub-Secretaria de Articulação Social e Novas Mídias, órgão da Secom que articula as políticas de comunicação do governo.
As entidades da sociedade civil afirmam a necessidade de não se perder este esforço para efetivação das políticas públicas de comunicação e solicitam publicamente uma reunião com o Governador Agnelo Queiroz e com novo Secretário de Comunicação Ugo Braga para retomar a implementação das políticas e o envio imediato do projeto de regulamentação do Conselho de Comunicação à Câmara Legislativa. Brasília, 12 de março de 2013. Comissão Pró-Conferência de Comunicação do DF Comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação do DF Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do DF e Entorno (ABRAÇO-DF) Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF) Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé - Núcleo DF Coletivo da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) do DF Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do DF Frente Nacional pela Valorizacao das Tvs do Campo Público (FRENAVATEC) Intervozes - COletivo Brasil de Comunicação Social Movimento Negro Unificado - DF Pretas Candangas Sindicato dos Jornalistas do DF Sindicato dos Radialistas do DF Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação do DF - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-DF / Fittel) Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sinjus-DF) União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) do Distrito Federal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é livre para oferecer a sua opinião.