sexta-feira, 18 de julho de 2008

51.473 homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro nos últimos oito anos. Em 2008 previstos 11 mil mortos pela violência urbana.



Em convocação intitulada 'Chamada Geral', entidades como o Rio da Paz, Viva Rio, Mães do Rio, Gabriela Sou da Paz, Movimento Segurança Cidadã, Federação das Favelas, Rede Comunitária e Movimento Contra a Violência, com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, discutem formas de pressionar por medidas de redução das mortes no Rio e pela reforma das instituições policiais. O encontro vai discutir também a redução de mortes por arma de Fogo e a reforma das Instituições Policiais do Estado.

 

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública, nos últimos oito anos ocorreram 51.473 homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro. Uma média de 6.434 assassinatos por ano. No mesmo período, 7.588 pessoas foram mortas por policiais, em conseqüência de uma suposta reação à ação de polícia. Uma média de 948 mortes por ano.

Somente no 1º quadrimestre deste ano, 2.030 pessoas foarm mortas em situações de violência, e 502 pessoas já faleceram em decorrência de presumidas situações de confronto com a polícia, os chamados autos de resistência.

 

Segundo estimativa do CESEC / UCAM (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), o número de pessoas mortas em razão da violência intencional pode ultrapassar mais de 11 mil casos este ano, somados os homicídios dolosos, as lesões corporais seguidas de morte, os latrocínios (roubos seguidos de morte), os autos de resistência (pessoas mortas em decorrência da ação policial) e os casos de pessoas desaparecidas com suspeitas de homicídio. Nessa hipótese, no final do ano a taxa de homicídio ultrapassaria o patamar de 60 mortes para cada 100 mil habitantes.

 




Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.