sábado, 4 de outubro de 2008

Candidato a prefeito em Salvador : Walter de Freitas Pinheiro

Pinheiro
PT (Partido dos Trabalhadores) - número 13
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Coligação: Salvador, Bahia, Brasil
PC do B / PV / PT / PSB
Idade: 49 anos *
Sexo: masculino
Natural de: Salvador (BA)
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior incompleto
Ocupação declarada: deputado
Patrimônio declarado: R$ 711.111,00
Situação do CPF na Receita Federal: regular
Limite de gasto na campanha: R$ 4.600.000,00
Responde a processos na Justiça? não.
Candidato a vice: Lídice
Veja a página oficial do candidato |Veja a página do candidato no TSE

Tem mandato atualmente? Qual?
Sim. Deputado federal

Já exerceu mandato executivo? Quais?
Não.

Dez perguntas para o candidato
Um dos maiores problemas de Salvador é o trânsito. Nos últimos dez anos, a frota na cidade duplicou (são 600 mil carros), as obras do metrô se arrastam há quase dez anos, o transporte público é ineficiente e poucas avenidas foram criadas nas últimas cinco administrações. O que fazer para resolver esse problema?
Iremos reestruturar o sistema viário, integrar a ferrovia metropolitana com o metrô, implantar veículos leves sobre trilhos ligando a estação Acesso Norte ao aeroporto. Vamos facilitar o acesso às estações, através de novas vias, duplicar as rodovias BA 528 e BA 093. Como cerca de 30% da população anda a pé, implantaremos ciclovias e calçamentos ao longo dos principais eixos viários, adequados à circulação de pessoas com deficiência, crianças e idosos. Os recursos para viabilidade destes projetos virão de parcerias com os governos estadual e federal.

Que características especiais você vê nesta primeira eleição em Salvador sem a presença do senador Antonio Carlos Magalhães?
Esta é a primeira eleição nas últimas décadas em que o candidato do grupo de ACM está na disputa sem o apoio do presidente da República, do governador e do prefeito. Outro dado é que agora todas as correntes que atuam na política municipal apresentaram candidatos a prefeito, pondo fim ao maniqueísmo que dominou a política baiana, dividida entre carlistas e anticarlistas. Este fato oferece para a população uma maior nitidez quanto às diferenças políticas e programáticas, contribuindo com a democracia.

A Salvador dos excluídos, dos favelados, é muito maior do que a cidade dos cartões postais, que atrai os turistas. Que prioridades administrativas estão reservadas para essa parcela da população?
O eixo estruturante do nosso programa é o desenvolvimento humano. Vamos criar uma política econômica e concentrar esforços na geração de trabalho e renda, melhor formação educacional, capacitação profissional e melhores condições de moradia e de saneamento. Uma das nossas propostas para enfrentar a ausência do poder público nas várias regiões da cidade é substituir as Administrações Regionais por Centros de Serviços. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços públicos municipais, estaduais e federais.

Nos últimos dois anos, houve um crescimento assustador nos índices de violência em Salvador. Embora a segurança pública seja uma questão do Estado, o que a prefeitura pode fazer para reduzir os índices de violência?
Os programas sociais e de geração de trabalho e renda são estratégicos. Em articulação com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), iremos implantar o Programa Meu Bairro é Seguro, que congregará projetos de mobilização para definirem ações para diminuir a violência. Iremos recuperar e construir 80 equipamentos públicos desportivos nos bairros periféricos, fazer cursos de formação sobre o sistema de segurança pública e mediação de conflitos para 1.500 agentes comunitários, formar 600 mulheres que atuarão com jovens em situação de vulnerabilidade social, entre outras iniciativas.

Todas as pesquisas apontam que Salvador está entre as capitais com um dos maiores índices de desemprego do Brasil. A capital baiana praticamente não tem grandes empregadores, como as indústrias. De que forma a administração municipal pode contribuir para minimizar os problemas causados pelo desemprego?
Graças à retomada do crescimento do país, o desemprego em Salvador caiu, entre 2003 e 2008, de quase 30% para 20%. Ainda é uma taxa alta. Devemos apostar na vocação da cidade para a produção de serviços, saúde, educação, cultura, comércio e turismo. Vamos fazer formação e qualificação da mão-de-obra e inclusão digital em parceria com os governos estadual e federal, com o Sistema S (Sebrae, Senac, Senai) e com a iniciativa privada. Isso está relacionado ao fortalecimento da educação por meio da expansão de escolas técnicas, universidades e faculdades.

Qual o principal problema do município e que solução você propõe?
O principal problema é o baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) na maior parte do município. As soluções começam com a estruturação do poder público municipal, criando condições adequadas de gestão para atacar as causas do problema, mobilizando os esforços para o desenvolvimento econômico, social, urbano e cultural de Salvador.

Apóia o aumento do limite de endividamento dos municípios previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), hoje de 120% da receita corrente líquida?
Não concordo. O nosso propósito é melhorar a qualidade dos gastos públicos e priorizar a captação de recursos através dos repasses federais, sem aumentar o endividamento.

É a favor da aprovação de uma nova CPMF? Por quê?
Não. Sou favorável à criação da Contribuição Social para a Saúde.

Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?
O correto seria a Justiça tratar esses casos com celeridade para evitar que os envolvidos em processos judiciais concorram às eleições, e que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seja mais rigoroso para coibir os crimes de improbidade administrativa.

A Guarda Municipal deveria ter poder de polícia?
A Guarda Municipal atuará como agente preventivo e inibidor de violência. O nosso propósito é incluir mulheres na Guarda Municipal, qualificar os seus profissionais para que sejam formados na cultura da paz, da tolerância com a diversidade religiosa, étnica, social, e que sejam capazes de interagir com pessoas de todos os segmentos sociais.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/prefeitos/ba-salvador-13-1.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.