segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MENSAGENS PARA JOÃO HENRIQUE. DIGA O QUE VOCÊ ESPERA DELE. BOTE A BOCA NO TROMBONE!


O que João projeta para Salvador


Reeleito com quase um milhão de votos, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) segue para o seu segundo mandato com o propósito de resgatar a auto-estima do cidadão de Salvador. Para ele, essa é a principal tarefa do seu governo e por isso afirma que vai continuar atacando os problemas da cidade, realizando intervenções capazes de melhorar a qualidade de vida da população, especialmente a parcela mais carente, que sofre com problemas de falta de segurança, de infra-estrutura, saneamento básico, deficiência na saúde pública, carência no transporte e ainda não tem acesso a uma educação de qualidade.
Para melhorar a qualidade do transporte na cidade, além dos investimentos que já foram feitos no primeiro mandato visando desafogar o trânsito, com a realização de intervenções e construções de equipamentos, como viadutos e avenidas, a proposta de João para essa nova gestão é implantar o Programa Transalvador, que vai criar mais 100 km de vias exclusivas de ônibus, ampliando o sistema viário e integrando os diversos modais - ônibus, trem, metrô, bicicleta e barco.
O prefeito reeleito destaca ainda que vai completar a Via Náutica, implantando mais atracadouros entre São Tomé de Paripe e a rampa do Mercado Modelo. O metrô terá a primeira etapa concluída até dezembro desse ano e a previsão de entrega da segunda etapa é mais dois anos. João também pretende renovar a frota de ônibus. Todas as propostas para o setor têm como objetivo oferecer transporte público cada vez melhor para a população.
A Saúde foi um dos pontos mais criticados no primeiro mandato do peemedebista, que só conseguiu começar a arrumar a pasta no último ano do mandato, quando o médico cardiologista José Carlos Brito assumiu a secretaria, que foi palco de desavenças políticas durante a maior parte do tempo. Na área, João promete ampliar a cobertura do Programa Saúde na Família para toda a população carente, aumentar o número de ambulâncias do Samu 192 e intensificar a política de contratação e valorização de profissionais e trabalhadores de saúde.
Também afirma que vai ampliar a capacidade de atendimento dos Centros de Atendimento Odontológicos (Ceos), de Centros de Atenção Psicossocial e de Residências Terapêuticas, além de habilitar Salvador no programa De Volta Para Casa, do Ministério da Saúde, destinado aos portadores de transtornos mentais. Outra meta anunciada por João é a consolidação da gestão plena do SUS em Salvador.
No atendimento à gestante, vai implantar novas e qualificar as maternidades, além de contratar profissionais de saúde especializados, o que também deve acontecer na área de combate às doenças endêmicas e à hanseníase, com campanhas educativas.
João também quer intensificar as ações preventivas para as enfermidades de maior incidência na população negra e fortalecer a participação da população na gestão da saúde, com a implantação dos Conselhos Locais e Distritais e a capacitação dos Conselheiros de Saúde, além de implantar mais farmácias populares na cidade. (Por Carolina Parada)


Ação social, infra-estrutura e habitação



Durante o seu primeiro mandato João criou o CIAS, uma central de atendimento que já integrou ao programa Bolsa Família mais de 138 mil famílias carentes, colocando Salvador como a quarta capital em atendimento do programa no país. A meta para o segundo mandato é criar mais três CIAS, acelerando o atendimento.
Afirma também que, depois de implantar Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em 13 bairros de Salvador, vai criar CRAS em mais 20 bairros; implantar os projetos Casas-Lares para a população idosa e o Centro Dia para atender crianças e adolescentes usuários de drogas. Para idosos a proposta é triplicar o atendimento nos programas Aprendendo na Terceira Idade, Vivendo Melhor, Idoso Saudável e Idade de Produzir, além de implantar dois centros de convivência para pessoas da terceira idade.
João quer abrir mais três restaurantes Prato Popular, onde a refeição custa R$ 0,50 e criar o Programa Nutrir Social, que prevê acompanhamento às famílias de baixa renda na saúde, combate à desnutrição e distribuição diária de leite de soja e pães. Também promete fortalecer os conselhos tutelares, com a criação de mais cinco, dotando Salvador de 18 unidades.
Visando melhorar a infra-estrutura da população, além dos cerca de 60 mil novos pontos de luz com modernos postes e luminárias foram instalados em diversos pontos da cidade no primeiro mandato de João Henrique. A meta, ainda segundo o prefeito, é ampliar o programa para mais 100 bairros e 40 avenidas. João afirma que vai continuar também com o programa Banho de Asfalto, já aplicado em 56 vias e mais de 150 km de áreas nobres e bairros periféricos.
No setor habitacional João destaca que vai dobrar o número de casas populares que estão sendo construídas em diversos bairros da cidade numa parceria com os Governos Federal, Estadual, empresas privadas e com as comunidades. Para acabar com os alagamentos e desabamentos, João ressalta que está realizando obras nos pontos críticos, como as avenidas Centenário, Oscar Pontes, o Canal Aliança em Praia Grande, as áreas em frente ao Parque da Cidade a ao antigo colégio Tereza de Lisieux desde o primeiro mandato.
Para o segundo mandato a meta é ampliar o projeto e acabar com o alagamento que assola toda cidade. Para resolver também o problema dos desabamentos, responsáveis por várias tragédias na cidade, foram construídas 130 escadarias e realizadas obras de contenção de 86 encostas, o que, de acordo com o prefeito reeleito, será intensificado, especialmente nos bairros populares.
Tanto o prefeito reeleito João Henrique Carneiro, quanto o deputado federal ACM Neto, que teve quase 27% dos votos no primeiro turno, fizeram questão de deixar claro que a aliança para o segundo turno se deu com base em propostas nas áreas de segurança pública, educação, emprego e renda, saúde e ação social. João também ressaltou que a Guarda Municipal é uma realidade irreversível e será ampliada nesse segundo mandato, trazendo ainda mais beneficio à população de Salvador.
Por meio da parceria com o democrata, João vai acrescentar ao seu programa de governo para esse segundo mandato a implantação da Superintendência de Combate à Violência, o Programa Tempo Integral nas Escolas, políticas de prioridade à saúde da mulher, da criança e do idoso, e o Programa Agenda Família, para melhorar a qualidade de vida das famílias que ainda vivem abaixo da linha da pobreza, propostas que faziam parte do programa de Neto. Além disso, serão criados também cinco Centros Integrados de Educação profissional, para formação de jovens em busca de emprego.


Preocupação com o meio ambiente e com a juventude



No seu primeiro mandato João recriou a Secretaria, o Conselho e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que haviam sido extintos na gestão anterior. Para essa segunda gestão, a proposta é fortalecer a Secretaria do Meio Ambiente, assegurar os parques ecológicos urbanos e estimular empresas populares que se dediquem à coleta seletiva de lixo, reciclagem e saneamento.
Além disso, o prefeito destacou que, com as contas sendo regularizadas e a administração funcionando em ritmo acelerado, criou as condições para liderar o movimento de integração da região metropolitana. Agora, quer implantar, em consórcio com municípios vizinhos, uma gestão metropolitana para o lixo, a água e outros serviços de preservação.
Preocupado com o futuro dos jovens de Salvador, João promete implantar o Projeto Turno Integral e Integrado nas escolas, com oferecimento de vagas para creches e pré-escola às crianças de até cinco anos, facilitando a atividade profissional dos pais. Além disso, quer promover a integração dos diversos níveis de ensino em formatação integrada, mantendo o aluno em atividades escolares em jornada de sete horas, durante todo o período letivo.
Tem ainda o Projeto Escola de Pais, com ciclos de palestras sobre educação e desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, objetivando o acompanhamento dos pais ou responsáveis das atividades escolares, ajudando na prevenção e combate da violência intra-familiar, do uso de drogas, entre outras vantagens.


Combate ao desemprego e educação de qualidade



Apostando no sucesso do Serviço de Intemerdiação Municipal de Mão-de-Obra (SIMM), João tem como meta nesse segundo mandato, implantar mais quatro agências do SIMM nos bairros de Pernambués, Cabula, Brotas e Boca do Rio. Além disso, na área de qualificação profissional, pretende triplicar as vagas e implantar novas ações como o Programa Jovem Empreendedor, que alia a capacitação profissional com assistência e crédito para a criação de pequenas empresas.
O prefeito acredita que promover a diversidade racial nas empresas, intensificando as ações de promoção da população afrodescendente com a criação do Programa de Estímulo ao empreendedorismo, será uma importante arma na luta contra o desemprego. Outras propostas de João são a criação do Programa Emprego Experiente, que incentiva a geração de empregos para pessoas acima de 45 anos, e do Programa Trabalhando na Melhor Idade, estabelecendo a participação de idosos entre 65 e 75 anos em ações nas Escolas Municipais e Centros Sociais e do Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência.
No quesito educação, João quer manter o ritmo para posicionar Salvador entre as três primeiras capitais de melhor ensino público municipal. Para isso, vai implantar o Projeto Turno Integral e Integrado nas escolas municipais e criar o Projeto Escola de Pais. Além disso, vai contratar mais de 1.000 novos professores, além incentivar a graduação e pós-graduação dos servidores através de convênios com entidades de ensino superior para aperfeiçoamento profissional.
Para os estudantes cotistas, a meta é formar mais parcerias com universidades para ampliar o programa.


http://www.tribunadabahia.com.br/politica2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.