quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Salvador, Bahia: Exército e Defesa Civil arrecadam donativos para Santa Catarina

Mais um posto de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas em Santa Catarina foi montado no Campo Grande, pela 6ª Região Militar e a Defesa Civil. O acampamento começou a funcionar ontem, e já foi arrecadada, aproximadamente, uma tonelada de roupas. O ponto de doação deve permanecer no local por tempo indeterminado. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 16h.
O desastre que se abateu em Santa Catarina, não pára de fazer vítimas. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 115 pessoas já morreram, cerca de 30 pessoas continuam desaparecidas, além dos 70 mil desabrigados e desalojados.
O sargento Max Câmara disse que é de suma importância que a população baiana participe dessa campanha, que se sensibilize com a situação caótica do povo catarinense. “A cidade está em estado de emergência. A população está desabrigada, muitos perderam tudo, por isso pedimos a solidariedade de todos”.
Para a professora, Tânia Ribeiro Marques, essa catástrofe que o povo catarinense está passando requer a ajuda de todos e principalmente das autoridades. “É necessário uma mobilização nacional, para que todos possam ajudar aquele povo a continuar vivo. Os políticos, do mundo, precisam articular como vão erguer a cidade. Estou doando e vou fazer um mutirão no prédio onde moro para arrecadar”.
O sentimento de solidariedade está motivando a cidade, além do ponto montado no Campo Grande, a Faculdade Jorge Amado, o 9º Centro de Saúde Professor Sabino Silva e a Escola Técnica Federal da Bahia também estão participando da campanha solidária. Além desses campos fixos de doações, em alguns bairros da cidade os moradores também arregaçaram as mangas e entraram na campanha.
As campanhas visam arrecadar alimentos, roupas, água potável, materiais de higiene pessoais, calçados, colchões, fraudas, cobertores e medicamentos.
Uma campanha de arrecadação de donativos é a forma de Salvador se solidarizar com as vítimas da tragédia do Estado de Santa Catarina, cenário de uma das maiores catástrofes já causadas por um desastre natural no país. Quem deseja colaborar deve se dirigir das 9 às 16 horas ao galpão 10 da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), na Avenida Oscar Pontes, antes da entrada do ferry-boat e levar sua contribuição em itens listados pela Defesa Civil catarinense. Não serão aceitas, no momento, peças do vestuário.
A campanha é coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) com apoio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), mas envolve os diversos órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa Civil. Os itens alimentícios que podem ser doados são: água mineral, achocolatado, suco preparado, leite tipo C, água de coco, biscoitos, cereais e enlatados, prontos para consumo (sardinha, salsicha, ervilha, milho, leite condensado).
Produtos de higiene, como sabonete, creme dental, escova de dentes, absorvente e fralda descartável, também podem ser doados.
A Defesa Civil informa que os itens devem ser embalados em saco plástico e se possível identificados para facilitar a seleção. O prazo de validade dos alimentos deve ser de, no mínimo, 30 dias. Não serão recolhidos alimentos para posterior preparo, como feijão, arroz e similares. Para outras informações, a Central de Atendimento da Codesal pode ser contatada pelo telefone 199, que dispensa o uso de cartão e funciona em regime de 24 horas.
Ontem, seis toneladas de água e roupas seguiram na embarcação Corveta “Imperial Marinheiro”, da Marinha do Brasil para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Os donativos serão distribuídos para os milhares de desabrigados. A Corveta “Imperial Marinheiro” subordinada pelo comando do 5º Distrito Naval, do Rio Grande do Sul, foi deslocado para o estado do Rio de Janeiro para conduzir os donativos arrecadados pela Defesa Civil do estado com destino a Santa Catarina.



6ª RM dá segurança a chefes de estados



O general João Francisco Ferreira, comandante da 6ª Região Militar, anunciou ontem, em visita à Tribuna da Bahia, recebido pelo diretor Walter Pinheiro, que o Exército deu início a uma campanha de apoio às vítimas de Santa Catarina, com um posto de arrecadação de donativos no Campo Grande, para que a sociedade baiana se mobilize e ajude com alimentos não perecíveis e vestuário as várias famílias desabrigadas com as enchentes que aterrorizam Santa Catarina. Conforme o comandante, a campanha, em parceria com a Defesa Civil, visa recolher material que será encaminhado para as cidades afetadas pelas águas.
Além disso, o comandante comentou que recentemente o Exército mandou 50 homens ao Haiti para a missão de paz da ONU. O comandante avaliou o ano de 2008 como de êxito para a Região Militar, principalmente com a logística das organizações. “Outra missão é a operacional, com três Batalhões envolvidos e buscando desafios como prova de confiança de nossas tropas”, disse. Ainda esse mês, a 6ª Região Militar estará comandando o esquema de segurança durante a vista dos 33 chefes dos Estados que estarão em Costa do Sauípe, discutindo interesses do continente. São tropas vindas inclusive de Sergipe, também da Marinha, Força Aérea e Polícia Militar, com o objetivo de garantir a realização do evento.
As missões e programações para o ano de 2009, segundo afirmou o comandante, já foram implementadas e traçadas com antecedência. “O mais importante é darmos continuidade aos objetivos já traçados e que têm surtido efeito. Outro dado importante é que o Exército está atuando nas obras de transposição do Rio São Francisco, monitorado pelo 4ª Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), com sede em Barreiras, e que atua no processo de integração, visando controlar, coordenar e supervisionar as atividades dos seus quatro Batalhões de Engenharia subordinados”, explicou. (Por Silvana Blesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.