segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Salvador, Bahia : Violência chega a bairros nobres

O episódio em que vários tiros foram disparados e feriram quatro pessoas em um ponto de ônibus da Rua Airosa Galvão, perto do Cristo, na Barra, no último sábado, coloca em evidência a crescente violência nos bairros mais nobres da cidade. Nesse mesmo dia, a loja Insinuante do Shopping Barra foi invadida por ladrões que levaram R$1.405,18 e o rádio transmissor de um segurança. Assaltos, furtos, comércio de drogas ilícitas e brigas entre gangues são cenas que passaram a ser frequentes em algumas zonas da Barra conhecida pela beleza, tranqüilidade e atração de turistas. A mesma situação ocorre na Pituba, Itaigara e outros bairros.
Os tiros que levaram pânico aos transeuntes e comerciantes da área marcaram mais uma vez a violência no local. Segundo moradores e proprietários de restaurantes e bares próximos ao ponto de ônibus não é a primeira vez que crimes, como o de sábado acontecem no local.
Ano passado, três pessoas foram atingidas por balas no mesmo ponto e muitos cidadãos têm sido vítimas de assaltos naquela rua. O que causa estranhamento àqueles que presenciam as situações de violência é o fato de um trailler policial fazer parte do cenário local durante 24 horas e nem isso restringir as ações dos criminosos.
Até ontem manchas de sangue podiam ser vistas no local dos tiros, o que chamava a atenção de quem passava.
“Tiroteio na Barra?”, questionou com expressão de susto a fisioterapeuta Aline Lima que mora no bairro há quatro anos.
Ela conta que quase teve a casa saqueada por bandidos. “Em uma madrugada, quando dormíamos fomos surpreendidas por um ladrão que levou o aparelho de DVD e outros pertences, como celulares”, relata, ressaltando que muitos de seus amigos já foram assaltados no bairro e os meninos em situação de rua são quem mais ajudam nas cenas dos crimes locais ao tomar pequenos objetos dos pedestres.



Pequenos delitos e a ação do tráfico


Apesar da redução do número de queixas na 11ª Companhia de Polícia, situada na Barra o que se nota é um mudança de comportamento em algumas ruas do bairro. Os moradores reclamam principalmente de pequenos delitos e da “transparente” ação do tráfico de drogas na região. Uma cabeleireira que não quis se identificar destaca que a violência está muito associada ao tráfico de drogas. “Sou moradora e o que vejo são meninos passando drogas e a polícia entrando e saindo dos locais”, afirma.
Segundo o funcionário público Sílvio Farias, 46 anos, morador da Barra há 14, o problema aumenta principalmente no verão quando cresce o fluxo de turistas no bairro. “O poder público deveria fazer alguma coisa, pois pagamos um IPTU muito caro”, reivindica.
A interpretação da presidente da Associação de Moradores e Amigos da Barra, Regina Macedo é de que a frequente visitação de moradores de bairros periféricos é que tem levado confusão e ocorrências de crimes à Barra. “Eles chegam e colocam o volume do som do carro na maior altura, se drogam, se embebedam e provocam brigas. Há também um excesso no número de ambulantes nas calçadas. Antigamente podíamos ir à praia com tranquilidade, os idosos e as crianças podiam sair sozinhas pelas ruas, agora fazer isso é complicado, pois eles tomam tudo, até skate e bicicleta como já aconteceu”, relata.
Para a delegada titular da 11ª Companhia da Barra, Patrícia Nuno, o que há é um exagero sobre a visão dos fatos que acontecem na Barra. “Trata-se de um bairro tranquilo, porém tudo que ocorre aqui chama mais atenção da sociedade e da mídia”, enfatiza.
De acordo com Nuno, a quantidade de ocorrências diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado. “O que acontece são pequenos delitos, como furtos em algumas zonas de intensificação do tráfico de drogas. Os delinquentes não têm poderes aquisitivos e roubam objetos para trocarem por drogas. O que existe também é que a própria sociedade mais favorecida do local que alimenta aquele tráfico em volta, o que por conseqüência gera outros tipos de violência.
O que alimenta tudo isso o uso da droga”, frisa.



Polícia ainda não identificou o autor dos projéteis



A polícia ainda não identificou os quatro autores que iniciaram um tiroteio na tarde de ontem, na Rua Airosa Galvão, próximo ao restaurante Suanlouen, na Barra, na região do Cristo. Das quatro pessoas baleadas durante o ocorrido, três já saíram do hospital. As vítimas serão ouvidas na 14ª Delegacia de Polícia.
Uma das vítimas, Tatiane Souza da Silva, recebeu alta da semi-UTI do Hospital Espanhol no início da tarde de ontem. A mulher aguardava um coletivo no ponto de ônibus quando foi surpreendida pelos disparos. Durante a ação, os bandidos saquearam os passageiros e transeuntes.
A vítima Marcos Dias dos Santos, 22 anos, atingido no ombro esquerdo, recebeu alta do HGE na manhã de ontem, enquanto o auxiliar de cozinha Antonio Correia dos Santos Filho, 30 anos, e o vendedor de picolés Jaldemir Lima de Assis, 34 anos foram liberados ainda no sábado. Segundo a polícia, Antonio Correia havia saído do trabalho, no restaurante Yang Ping, e pretendia ir para casa quando foi alvejado.
De acordo com a polícia, quatro homens armados chegaram no local e ao abordarem um transeunte descobriram que ele estava armado. Segundo testemunhas, os bandidos perseguiam uma terceira pessoa, não identificada.
Dois deles fugiram em uma motocicleta enquanto outros dois correram a pé para o Morro da Sabina, próximo do local. No momento do ocorrido, o ponto de ônibus estava cheio e populares correram pelas pistas para se esconder dos disparos.
O caso está sendo investigado pela 14ª Delegacia de Polícia, que ainda desconhece a motivação do crime. Os agentes tentam descobrir se o tiroteio foi provocado pelos assaltantes que, minutos antes, saquearam a loja Insinuante do Shopping Barra e levaram R$ 1,405 reais, além de um radio de comunicação de um dos vigilantes do estabelecimento.

Por Lilian Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.