sexta-feira, 17 de abril de 2009

Abertura oficial da 9ª Bienal do Livro da Bahia

Governador da Bahia participa da cerimônia de abertura


Data: 17/04/2009
Fonte: Via Press Comunicação



A abertura oficial da 9ª Bienal do Livro da Bahia reuniu autoridades do Estado, expositores e a direção da Fagga Eventos. A vice-presidente do Grupo , Andréia Repsold, iniciou a solenidade anunciando que o evento reúne 385 expositores, cerca de 250 autores e que vai atrair 260 mil visitantes. “Nosso foco é sempre o autor, o livro e a leitura. A Bienal do Livro da Bahia já faz parte do calendário cultural do Estado”, afirmou.

O governador Jaques Wagner falou da importância do evento para difundir a leitura e destacou as comemorações do Ano da França no Brasil, que terá seu espaço na Bienal com a presença de autores franceses na programação cultural. Após seu pronunciamento, o chefe do executivo estadual assinou o decreto de fomento à leitura, que reuniu as assinaturas dos secretários Márcio Meirelles, da Cultura, Adeum Saulo, da Educação, e Rafael Amoedo, da Indústria, Comércio e Mineração.

Márcio Meirelles, que está à frente da pasta que coordena o decreto, considera fundamental o compromisso oficial do governo no sentido de estimular a difusão do livro. “É o primeiro passo para fazer a cadeia do livro funcionar”. Já Adeum Saulo destacou o programa de visitação escolar, que facilita o acesso do público estudantil na feira e “o grande número de expositores comercializando clássicos da literatura por até R$ 3,00”.

Rafael Amoedo disse que a participação da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração no acordo do governo estadual irá facilitar a difusão do livro através da redução de impostos, do auxílio à formação de pontos de vendas de livros, dentre outras ações. Após a abertura oficial da Bienal do Livro, a comitiva composta pelo governador e secretários do governo fez uma visita à feira, passando pelo Circo das Letras, onde assistiram ao recital infantil da Biblioteca do Calabar e também conheceram o Café Literário, Praça de Cordel e Poesia e a Arena Jovem Oi.

A Bienal acontece até o próximo dia 26 no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.