sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dilma: sociedade pode eleger uma presidenta.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável candidata do PT à sucessão presidencial, afirmou ontem que a sociedade brasileira tem maturidade para eleger uma mulher presidente do país. “Hoje em dia o Brasil pode ter tudo, já teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro, pode ter uma presidenta. A sociedade brasileira é madura o suficiente para saber que a sua multiplicidade pode ser representada de todas as formas.” A declaração de Dilma foi feita após um café da manhã com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em São Paulo.

O ministra, no entanto, evitou comentar sua possível candidatura em 2010. Ela disse apenas que vive uma situação similar a de Bachelet, já que é ministra e a colega é presidente. “Talvez isso que eu esteja dizendo daqui a 10 anos não importe mais, porque teremos experiências de mulheres no âmbito municipal, estadual e federal. As mulheres vão crescentemente ocupando espaços e mudando a forma como o país enxerga uma mulher.”

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que participou do evento em São Paulo, elogiou a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Dilma para 2010. “Eu considero que a ministra Dilma tem excelentes qualidades e compreendo as razões que levaram o presidente Lula a escolhê-la sucessora pelo nosso partido. Vou me empenhar na sua eleição.” Ele defendeu a presença de mulheres na política. “É importante que mais e mais mulheres estejam assumindo postos de comando porque elas têm características diferentes. Alternar no comando das instituições, inclusive no âmbito das prefeituras, das instituições federais, dos ministérios e da Presidência, é algo que será muito saudável para o Brasil.”

Publicada: 31/07/2009 Atualizada: 31/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.