sexta-feira, 31 de julho de 2009

Feira se transforma na capital digital do interior baiano.

Hélio Rocha

Feira de Santana, maior cidade do interior baiano com cerca de 600 mil habitantes, vem passando por grandes transformações desde a posse do prefeito Tarcísio Pimenta, no início do ano. Milhões de reais estão sendo investidos em obras de pavimentação, saneamento, iluminação, sinalização, construção de viadutos e, principalmente, em programas de inclusão digital nas áreas da saúde e educação. Pimenta – que foi eleito no primeiro turno com 54% dos votos válidos e apoio do ex-prefeito Zé Ronaldo – esteve ontem na sede da Tribuna da Bahia para falar sobre os projetos e benfeitorias que vem realizando na “Princesinha do Sertão”. Na ocasião, ele foi recebido pelo diretor-presidente, Walter Pinheiro, pelo diretor-executivo, Francisco Aguiar.

Tarcísio Pimenta, 54 anos, médico-cirurgião por formação, destacou o programa pioneiro “Saúde Digital” que desde março vem informatizando todo o atendimento hospitalar na cidade, interligando a Central de Regulação a postos de saúde, clínicas, laboratórios, almoxarifados e farmácias da rede municipal. Basta o cidadão se cadastrar com seus dados pessoais, uma fotografia e a impressão digital para que seja criado um prontuário eletrônico que pode ser acessado em cada unidade hospitalar.

“Esse é um programa revolucionário, pioneiro no Nordeste. Utilizando apenas o polegar, a pessoa se identifica para a consulta e é aberto um prontuário eletrônico on-line. Caso necessite de exames ou medicamentos, o sistema já marca a data e indica o local para onde o paciente deve se dirigir. De lá, a pessoa já sai com as receitas impressas. Acabamos com os receituários manuais, melhorando a eficiência e transparência do atendimento. Assim que um remédio é entregue, o sistema já informa toda a rede, diminuindo os gastos e evasões”, explicou.

Para garantir um bom atendimento, câmeras de monitoramento foram instaladas nas cinco Policlínicas de atendimento 24 h da cidade. As imagens são gravadas e ficam arquivadas durante 30 dias. “Da Prefeitura, podemos fazer o acompanhamento para ver se o paciente e sua família estão sendo tratados com presteza. Da mesma forma, podemos identificar possíveis casos de maus tratos e negligência médica”, completou.

Graças à visão futurista da gestão Pimenta, em breve Feira de Santana vai se transformar na primeira cidade com internet de banda-larga gratuita da Bahia. Para tanto, a prefeitura vem instalando antenas para transmissão sem-fio em diversos pontos da cidade, como na Rua Nova, no Centro da cidade e nos bairros Jomafa, Feira 10 e Feira 6. Cada antena cobre um raio de 3 km e basta o internauta acoplar uma antena ao seu micro e se cadastrar no sistema, que conta com tecnologia da empresa Alvário, de Israel. “Estamos estabelecendo parcerias com lan houses para facilitar o acesso também para as pessoas que não possuem computador”, disse.

A internet também vai chegar até praças e escolas municipais. “Inauguramos o projeto piloto em nove escolas, dentre elas a Monteiro Lobato, onde instalamos 15 computadores. A ideia é estender a facilidade até as 200 escolas públicas do município, que vão permanecer abertas nos fins-de-semana para uso das comunidades vizinhas, com o auxílio de monitores-estagiários treinados para orientar as pessoas que não sabem usar o equipamento”, informou. As praças públicas também estão sendo beneficiadas com obras de revitalização, pavimentação, paisagismo e bancadas com tomadas para facilitar o uso de laptops. “A inclusão digital é uma necessidade para instruir a população, principalmente os jovens, diminuindo a ociosidade e os índices de violência da nossa cidade”, concluiu.

Publicada: 31/07/2009 Atualizada: 31/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.