terça-feira, 11 de agosto de 2009

11 de agosto é o dia de Santa Clara. A padroeira da Televisão.

Santarém - Clara nasceu em Assis no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Realmente esta foi a grande profecia de Hortolana, sua mãe.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde muito pequena pela as caridade e respeito para com os pequenos e pobres, e sonhava com uma vida cheia de sentido, que lhe trouxesse uma verdadeira felicidade e realização e por isso ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco e Assis, apaixonou-se por este estilo de vida.

Depois de muitas conversas com Francisco, com apenas dezoito anos, Clara abandonou o seu lar, saindo de casa sorrateiramente em plena noite, acompanhada por sua prima Pacífica e outra amiga, para seguir Jesus. Ela foi ao encontro de Francisco de Assis, na Igrejinha de Santa Maria dos Anjos e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.


Propósitos religiosos

Nem a ira dos seus parentes, nem as lágrimas de seus pais conseguiram fazê-la retroceder em seu propósito. Poucos dias depois, sua irmã Inês veio lhe fazer companhia, alguns anos após sua irmã mais velha Beatriz e sua mãe, também seguiu Clara, morando no convento com o mesmo ideal.

Ali viveu dentro da clausura o seu ideal de pobreza evangélica Surgiu assim, a Ordem das Clarissas. A cada dia esforçava-se no amor a Jesus e sentia e seu coração o chamado ardente para segui-lo na perfeição.
Irmãs da Imaculada Conceição em Santarém

Em 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade, Clara entra para a glória eterna. Viveu 42 anos consagrada e 28 anos de contínua dor, conta sua história que não se ouviu nenhuma murmuração nem queixa, de seus lábios brotavam sempre palavras de louvor e ação de graças e viveu um amor profundo pela Sagrada Eucaristia, onde presenciou muitos milagres através da sua fé.


A quem temerei?

A história conta que Clara já doente e acamada percebeu que o Mosteiro onde viviam as irmãs estava sendo atacado pelos Sarracenos, homens violentos, onde estavam para invadir, quando levantou-se tomou em suas mãos o Ostensório com Jesus Eucarístico e saiu pela porta central do Mosteiro enfrentando aqueles homens rudes, ao vê-la saíram correndo tamanho o poder que brotava daquela alma segura e que proclamava sempre: “o Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?”.

Em outra ocasião, um ano antes de sua morte, presenciou em contemplação, toda uma Celebração Eucarística, sem precisar sair de se leito, por isto, hoje ela é aclamada como protetora da televisão.

Em 1255, a virgem de Assis, é proclamada Santa Clara e apresentada a Igreja como um modelo de vida exemplar de fidelidade, obediência, pobreza, castidade e caridade.

Em 6 de agosto de 1850, foi encontrado o túmulo onde o corpo da santa fora depositado há 6 séculos, onde então receberam autorização para exumação do seu restos mortais, onde foi aberto seu sarcófago, com a presença do Bispo de Perugia, futuro Papa Leão XIII, um químico, um arqueólogo e autoridades, se surpreenderam com o grande milagre que contemplaram, seus ossos estavam intactos e surpreendentemente a pele estava sombria mas bem colada aos ossos, os ramos de tomilho que enfeitavam o corpo permaneciam conservados, a cabeça inclinada sobre o ombro esquerdo, o braço esquerdo sobre o peito e o direito estendido ao longo do corpo. O corpo foi erguido e colocado num relicário.

Na beleza deste nome um modo de ser. Na grandeza deste nome a dignidade de ser mulher e santa. Na força deste nome um programa de vida. Clara Mãe, Clara Irmã, rogai por nós!”
Irmã Missionária da Imaculada Conceição em entrada do Colégio


Influência em Santarém

Hoje, dia 11, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição e o Colégio Santa Clara, em Santarém, celebram a memória da jovem inteligente e bela que se tornou uma Dama pobre.
Imagem interna do Colégio Santa Clara


Histórico

1193-Nascimento de Clara Offreduccio de Favarone, em Assis
1198-A Família de Clara se refugia no Castelo de Cocorano.
1203-1205-Exílio em Perugia, juntamente com outras famílias nobres que combatem contra o município de Assis
1210-Clara assiste às pregações de Francisco
1212-Noite de Domingo de Ramos, Consagração de Clara na Porciúncula (Santa Maria dos Anjos). Breve período junto às beneditinas. Fixação definitiva em São Damião.
1214-Irmã Balvina, companheira de Clara, funda uma comunidade de damianitas em Spello.
1215-Clara recebe o título de Abadessa.
1216-Obtém do Papa o privilégio da máxima pobreza.
1218-1219-Clara e as suas irmãs recebem a Constituição do Cardeal Hugolino com a Regra de São Bento. Algumas damianitas emigram para Sena, Luca, Florença, onde Inês, irmã de Clara, torna-se Abadessa.
1220-Segundo a Tradição, tem lugar a fundação de Reims, o primeiro mosteiro de França.
1224-Início da doença de Clara.
1227-O Papa confirma a assistência dos frades para as irmãs de São Damião.
1228-O Papa visita Clara em São Damião.
1234-Santa Inês, filha do rei da Boêmia, funda um convento em Praga e lá vive. Primeira carta de Clara a Inês.
1238-Um convento de damianitas na Eslovênia: Trnava.
1240-Sarracenos em São Damião: proteção milagrosa da comunidade.
1241-Pela oração das irmãs, a cidade de Assis foi libertada do cerco dos exércitos do imperador.
1242-A beata Cunegundes funda um mosteiro em Olomuc, Moravia.
1245-A beata Salomé funda um mosteiro na Polônia, em Zawichost.
1247-Regra de Inocêncio IV: as damianitas são associadas à Ordem Franciscana e deixam a Regra de São Bento. 1253-IV e última carta conhecida de Clara para Inês de Praga.

1253-O Papa visita Clara e aprova a sua Regra, nesse mesmo ano, em 11 de agosto, morre Clara.
1253-Morte de Santa Inês de Assis (irmã de Clara)
1255-Canonização de Santa Clara. Celano escreve a sua biografia.
1260-Traslado do corpo de Clara e transferência da comunidade de São Damião para o atual mosteiro de Santa Clara de Assis.
1263-A Ordem de São Damião toma o nome de Ordem de Santa Clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.