sábado, 10 de outubro de 2009

Dia Mundial da Saúde Mental

Esta data, foi celebrada em mais de 100 países, com atividades promovidas por organizações não governamentais e profissionais da área da saúde mental e reabilitação, instituições governamentais, estabelecimentos de ensino, serviços públicos e privados, familiares e doentes.


Este ano, o tema da campanha, definido pela WFMH (Federação Mundial de Saúde Mental), foi “Fazer da Saúde Mental uma Prioridade Global – Melhorar os Serviços através da Advocacia e da Participação dos Cidadãos”.
O objetivo foi relembrar a necessidade contínua de “tornar as questões de saúde mental uma prioridade global” chamando a atenção para o fato, que muitas vezes esquece-se de que a saúde mental é uma preocupação universal. Ainda mais porque a doença mental não escolhe as suas vítimas; ela ocorre em todas as culturas e em todas as fases da vida.


O termo "doença mental" ou trastorno mental reúne muitos condições que afetam a mente. A doença mental provoca sintomas tais como: desequilíbrio emocional, distúrbio de conduta e enfraquecimento da memória. Não podemos esquecer que doenças em outras partes do corpo afetam a mente e podem também ficar escondidas no fundo da mente desencadeando outras doenças do corpo ou produzindo sintomas psicosomáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.