quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ZILDA ARNS MORRE NO HAITI. QUANTA TRISTEZA!




Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti na terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda. Segundo informações da assessoria do parlamentar, Zilda Arns estava em missão humanitária no Haiti e, no momento do terremoto, estava andando nas ruas com um sargento do Exército e morreu nos escombros. O senador está indo para o Haiti, junto no avião da delegação brasileira, chefiada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Zilda Arns ficaria no Haiti do dia 10 ao 15 deste mês de janeiro para participar de uma Conferência com Bispos daquele país, segundo a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança.

Zilda era irmã de Dom Frei Paulo Evaristo Arns.

Médica pediatra e sanitarista, foi a fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Zilda recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vinha sendo desenvolvido desde a sua fundação. Era também representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Mortos
O Exército Brasileiro confirmou nesta quarta que pelo menos quatro militares morreram devido ao tremor. Os quatro mortos são do 5o Batalhão de Infantaria Leve sediado em Lorena, interior de São Paulo. Ao menos outros cinco militares brasileiros ficaram feridos.

O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.

O chefe civil da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah), o tunisiano Hedi Annabi, pode ter morrido no terremoto que devastou este país, assim como as pessoas que se encontravam com ele no prédio, informou o chanceler francês, Bernard Kouchner.

"Infelizmente, o prédio da ONU desabou e, aparentemente, todos que estavam em seu interior, entre eles meu amigo Annabi, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas, e todos que estavam com ele, estariam mortos", afirmou o ministro.

Trajetória de Zilda
Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), era Viúva desde 1978, teve cinco filhos (um já falecido) e dez netos.

Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.

Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina.

Em 2004, Zilda recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.

Pelo seu trabalho na área social, Zilda recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.

5 comentários:

  1. Uma das mulheres mais importantes do mundo. Uma das mulheres mais significativas do Brasil. Exemplo de generosidade, seriedade, competência.Uma das mulheres que jamais poderão ser esquecidas. O amor ao próximo foi a tua maior oração.Saudades Zilda!

    Vera Mattos

    ResponderExcluir
  2. Ela realmente cumpriu com sua função social e humana. Deixa marcas indeléveis...

    ResponderExcluir
  3. resumidamente esta mulher foi e será lembrada
    como sinonimo de amor ao próximo!!

    ResponderExcluir
  4. É um espírito iluminado que veio para mostrar ao mundo através de atos, o que é o amor incondicional, pois o praticou incansavelmente.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus a receba de braços abertos meus sentimentos! katia Cristina

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.