terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jornalista é torturado em Iguatu- CE e acusa funcionários da prefeitura de agressão



Da Redação

O jornalista cearense Vicente Araújo acusa o chefe do gabinete da prefeitura de Iguatu (CE), Theognis Martins Florentino, de tortura e agressão contra ele e outros quatro homens que distribuíam panfletos noticiando uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o prefeito Agenor Neto (PMDB), na última semana.

Vicente e as demais vítimas dizem que, além de Florentino, seguranças do prefeito e outros funcionários estariam entre os agressores. Todos negam a acusação, mas três dos suspeitos foram filmados, pelas câmaras de segurança da delegacia da cidade, junto com as vítimas horas antes das agressões. Entre eles, é possível identificar o chefe da guarda municipal.

O jornalista, que trabalha para políticos da oposição, contou que o grupo foi abordado por oito homens por volta das 23 horas da última quinta-feira. De acordo com Vicente, ele e outra vítima foram espancados com capacetes, chutes e socos, depois foram levados para um terreno baldio, a dez quilômetros do centro de Iguatu, onde foram novamente espancados. Vicente contou que o queimaram e urinaram em seu rosto, além de gravarem e tirarem fotos de toda a tortura.

Só neste mês, este é o segundo caso de agressão contra jornalistas no município. No dia 02/02, um radialista foi espancado em frente à rádio em que trabalha por ter noticiado a mesma denúncia do MP contra o prefeito da cidade.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Iguatu negou que o prefeito ou qualquer funcionário do órgão tenha envolvimento nas agressões. A prefeitura considera o caso uma "armação política" para "abafar" uma pesquisa do Ibope que revela alto índice de aprovação à gestão de Agenor Neto. De acordo com a Secretaria, Florentino, apontado como um dos agressores, não estava na cidade no dia citado pelas vítimas.

A Polícia município já ouviu as vítimas e os supostos agressores e deve concluir o inquérito em até 30 dias.

Com informações da Folha de S.Paulo e O Povo.



Fonte: Comunique-se






Vera Mattos

Presidente da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos
Dirigente da Seção Bahia - do Capítulo Brasil
do Fórum de Mulheres do Mercosul
Dirigente da Rede Risco Mulher Brasil
Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Mémbro da Rede Nacional de Direitos Humanos.
Membro do Estado de Paz.
Visitem:

http://www.veramattos.com.br
http://www.fundadacaojaqueira.org.br
http://www.forummulheresmercosul.blogspot.com


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

  1. o nosso município vem enfentando uma onda violência e intimidação à liberdade de expressão desde o momento que esse prefeito assumiu o poder há seis anos . A GUARDA MUNICIPAL JÁ ESPANCOU VÁRIAS PESSOAS EM VIA PÚBLICA VÁRIAS VEZES. fUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SOFREM TODO TIPO DE PERSEGUIÇÃO E MUITOS JÁ PERDERAM ATÉ O EMPREGO PORQUE NÃO VOTOU NOS CANDIDATOS DO PREFEITO.O CLIMA É DE TERROR EM NOSSO MUNICIPIO. MUITOS IGUATUENSES VIVEM AMORDÇADOS , COM MEDO DE REPRESÁLIA A QUALQUER MOMENTO POR EMITIR QUALQUER OPINIÃO, FUNCIONÁRIOS SÃO TRANSFORMADOS EM CABOS ELEITORAIS NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO !TEM MUITO MAIS COISA . SE A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VISITAR O NOSSO MUNICIPIO VAI CONSTATAR CADA COISA ABSURDA !

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.