sábado, 24 de abril de 2010

ONU:Debate em Salvador sobre corrupção na América Latina

Encontro reuniu representantes de diversos países da região; em relatório recente, Unodc ressalta que a corrupção é um dos maiores obstáculos para a segurança, desenvolvimento e boa governança de várias nações.


Luta conta corrupção
Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Uma reunião sobre corrupção na América Latina reuniu representantes de diversos países da região durante o 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que acontece em Salvador, na Bahia.

O encontro foi promovido pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc.

Agenda conjunta

Em relatório recente, a agência da ONU ressalta que a corrupção é um dos maiores obstáculos para a segurança, desenvolvimento e boa governança de várias nações. Uma das soluções seria a construção de uma cultura de integridade entre governo, empresas e sociedade civil.

O fundador da ONG Contas Abertas, parceira do Unodc Brasil e Cone Sul, Gil Castello Branco, que participou da reunião em Salvador, disse à Rádio ONU que a troca de experiências e uma agenda conjunta entre países é muito importante.

Para ele, um dos maiores problemas no Brasil é o formato de financiamento das campanhas eleitorais.

Projetos

"Eu acho que hoje essa é a origem de grande parte de todos os problemas que o Brasil viveu de 'caixa dois' e nós tivemos ainda o escândalo do mensalão. Tivemos também um esquema de pagamento de propina para parlamentares votarem conforme interesses", afirmou.

Gil Castello Branco citou ainda o foro privilegiado para autoridades e o sigilo bancário excessivo como outros dois aspectos principais que contribuem para a impunidade no país.

Ele ressaltou que existem vários projetos em tramitação no Congresso Nacional que poderiam minimizar os efeitos da corrupção no Brasil.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/178810.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.