segunda-feira, 24 de maio de 2010

O II encontro – fruto do compromisso assumido em 2008, na Colômbia – tem como tema A Força da Diáspora Africana.

A Fundação Cultural Palmares, especialmente a partir de 2007, desenvolve um eixo de trabalho voltado para a América Latina, o que culminou na participação da Fundação no I Encontro Ibero-americano: Agenda Afrodescendente nas Américas, em outubro de 2008, em Cartagena, na Colombia. Esta foi a primeira reunião regional realizada por governos da América Latina e Caribe para pensar políticas públicas de valorização da cultura negra.

Esse encontro foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como eixo central para um projeto de integração, pois foi posicionada como elemento fundamental da identidade e do bem-estar das nações. O Encontro deixou claro que é na riqueza das manifestações culturais que a população afrodescendente de todos os países encontra um sentimento comum de unidade e de solidariedade para a afirmação de seus valores e de seu patrimônio.

A iniciativa possibilitou a formulação de uma posição coletiva dos países da região, resultando nos compromissos assumidos na Declaração de Cartagena das Índias, assinada na ocasião. A Declaração chamada “Agenda Afrodescendente nas Américas” contribuiu para criar novos horizontes na agenda multilateral de cooperação no campo da cultura e foi determinante na escolha da ONU para que 2011 fosse declarado o “Ano de la Ascendência Africana” pelas Nações Unidas.

O II encontro – fruto do compromisso assumido em 2008, na Colômbia – tem como tema A Força da Diáspora Africana e pretende avançar na elaboração de uma Agenda Afrodescendente nas Américas. A Agenda será pautada na reflexão sobre políticas públicas de ações afirmativas por meio da cultura para a igualdade racial e em projetos e propostas de cooperação entre os países envolvidos, baseado na articulação da cooperação, do intercâmbio, da promoção e da divulgação da cultura afro nos países da América Latina e Caribe, consolidando propostas que subsidiem plano de ações estratégicas inédito no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.