terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você sabe o que é a Comissão da Verdade?


No dia 15 de março de 1985, com a posse de José Sarney, a ditadura militar chegou ao fim. Passados mais de 25 anos, muitos dos fatos ocorridos no período encontram-se desconhecidos do público, protegidos pelo sigilo e pela anistia ampla, geral e irrestrita. Para alguns, deve-se buscar conhecer a história completa da ditadura, inclusive em seus detalhes mais cruentos. Para outros, o esquecimento serve à pacificação que pavimentou o caminho para a democracia brasileira, e não valeria à pena mexer em antigas feridas já cicatrizadas.

O Debates Uninove discute qual a função da Comissão da Verdade, cujo projeto de lei está parado na Câmara dos Deputados. O evento trará representantes de posições diversas em relação ao órgão e será mediado pelo jornalista Paulo Markun.



Participarão do debate:

- Ivo Herzog – Presidente do Instituto Vladimir Herzog;

- José Gregori – Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Município de São Paulo e ex-ministro da Justiça do governo FHC;

- Martim Sampaio – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB;

- Dr. Roberto Delmanto Jr.; Advogado criminalista;

- General Luiz Eduardo Rocha Paiva; professor emérito e ex-comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.



Mediação:

Paulo Markun



Evento: Debates Uninove
Data: 17 de novembro de 2010 - quarta-feira
Horário: 20h
Local: Campus Vergueiro - Rua Vergueiro 235/249

Transmissão ao vivo pelo link: http://jornaldedebates.uol.com.br/aovivo/para-que-serve-comissao-verdade


Debates Uninove

Com o debate sobre a Comissão da Verdade, o JD realiza seu oitavo evento em parceria com a UNINOVE. Até o final do ano, serão dez debates sobre temas de grande repercussão nacional.


No dia 25 de outubro, foi realizado um debate sobre pesquisa e inovação, contando com a participação de Silvio Meira, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.); Sérgio Queiroz, professor da Unicamp e coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Antônio Britto, jornalista, ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente-executivo da Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa; e Milton Abreu Campanário, coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da UNINOVE.

Em 20 de outubro, especialistas discutiram como tornar a Justiça do país mais ágil, com presença de representantes do Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de São Paulo, Defensoria Pública de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil e do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Jurídicas. Antes disso, o Debates Uninove trouxe uma discussão sobre a nova conjuntura política do país, após as eleições de 03 de outubro, com os jornalistas Fernando Barros Silva (Folha de S. Paulo), Renato Rovai (Revista Fórum) e Alberto Carlos Almeida, autor de A Cabeça do Eleitor e A Cabeça do Brasileiro.

Em 29 de setembro, cientistas e religiosos estiveram reunidos em um debate sobre os limites da ciência nas pesquisas com células-tronco. Estiveram presentes Mayana Zatz, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas; Claudio Cohen, presidente da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas de São Paulo; Padre Vando Valentin, do Centro de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e Lenise Garcia, professora de Bioética da Universidade de Brasília.

Os candidatos ao Senado por São Paulo também compareceram ao Debates Uninove para discutir suas propostas para educação no país. Participaram Aloysio Nunes (PSDB), posteriormente eleito com a maioria dos votos no estado, Ricardo Young (PV), Alexandre Serpa (PSB), Ciro Moura (PTC), Dr. Redó (PP), Ana Luiza (PSTU) e Ernesto Pichler (PCB).


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, também participou do Debates Uninove, em uma sabatina de estudantes, que enviaram mais de 400 perguntas, e jornalistas. A preparação do país para a realização dos dois principais eventos esportivos internacionais dominou o encontro, que foi citado em onze reportagens da grande mídia.

No primeiro encontro da iniciativa Debates Uninove, Pedro Rubez Jehá, secretário do Estado do Emprego e Relações do Trabalho/SP; André Urani pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade; Antônio Carlos de Matos administrador de empresas; Waldir Quadros, pesquisador da Unicamp; e Alfio Lagnado, empresário e surfista discutiram o futuro do trabalho, os desafios e as oportunidades que quem inicia uma carreira.


O projeto Debates Uninove marca o retorno do jornalista Paulo Markun à organização e mediação de debates, função que exerceu por dez anos, primeiro como apresentador e depois acumulando o cargo de diretor do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.