A presidente Dilma Rousseff divulgou na manhã deste domingo nota à comunidade judaica do Brasil, que celebra hoje o início do ano 5773 do calendário judeu. A presidente afirma que este é um momento de agradecer pela ampla contribuição do povo à formação política, social, cultural e econômica do mundo moderno.
"Mais que uma data comemorativa, este é um momento muito especial de reflexão, avaliação e renovação para os judeus em todo o mundo. Momento de confraternização, mas também de busca de caminhos que conduzam sempre ao bem comum.", diz a mensagem.
Ela relembra também as perseguições, injustiças e sofrimentos sofridos pelo povo de história milenar e afirma que isto "fortaleceu uma tradição de luta incessante pela liberdade e dignidade humana." Ao final da mensagem, deseja paz e uma convivência harmoniosa entre todos os povos.
Leia a nota oficial na íntegra:
Dirijo-me a toda comunidade judaica do Brasil para desejar um venturoso novo ano 5773 - Rosh Hashaná, votos que estendo a todo o povo judeu.
Mais que uma data comemorativa, este é um momento muito especial de reflexão, avaliação e renovação para os judeus em todo o mundo. Momento de confraternização, mas também de busca de caminhos que conduzam sempre ao bem comum.
Esta é também uma oportunidade para que reafirmemos o respeito e a amizade que o povo brasileiro dedica ao povo judeu, cuja contribuição à formação política, social, cultural e econômica do mundo moderno tem sido extraordinária.
De sua história milenar, muitas vezes marcada por perseguições, injustiças e sofrimentos, construiu-se e fortaleceu-se uma tradição de luta incessante pela liberdade e dignidade humana.
Faço votos que este novo Ano Judaico seja mais um marco dessa longa caminhada de sabedoria e paz, no qual se reforce a convivência harmoniosa entre todos os povos e as ações pela construção de um mundo de liberdade, democracia e paz para todos.
Com fraterna amizade, Shaná Tová.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é livre para oferecer a sua opinião.