domingo, 28 de outubro de 2012

ACM Neto é o novo prefeito de Salvador e não pretende reeditar o avô.


 ACM Neto (DEM) venceu o segundo turno e foi eleito prefeito da capital baiana neste domingo (28), derrotando o candidato do PT,Nelson Pelegrino.
Com o resultado, Salvador passa a ser a maior capital do país governada pelo DEM, partido que perdeu força nas urnas em 2012, e viu o número de prefeituras cair de 496, em 2008, para 276, nestas eleições (sem considerar as cidades onde teve segundo turno).
Salvador é a terceira cidade com maior número de eleitores do país, 1,9 milhão. Além da capital baiana, o partido foi eleito em Aracaju, com João Alves (DEM).
A vitória também dá força ao DEM na Bahia, onde, além da capital, o partido venceu em Feira de Santana, segundo maior município do Estado, a 108 Km de Salvador. As duas cidades possuem juntas 22% do eleitorado baiano.
O candidato do DEM é neto do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (DEM), o ACM, morto em 2007. ACM foi prefeito de Salvador, em 1976, e governador do Estado por três mandatos.
O candidato, por sua vez, rende homenagens ao avô, mas rejeita a associação ao termo. "Esses rótulos que a imprensa dá são todos inadequados. Todo mundo sabe do orgulho enorme que tenho do senador Antonio Carlos. Agora, não há que se falar em reedição do que quer que seja", afirmou ACM Neto, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" publicada no último domingo (21).

PERFIL DO ELEITO

Nome: Antonio Carlos Peixoto Magalhães Neto
Partido: DEM
Nascimento: 26/1/1979
Município de nascimento: Salvador (BA)
Ocupação: Deputado federal
Vice: Célia Sacramento (PV)
Coligação: É hora de defender Salvador (PTN / PPS / DEM / PV / PSDB)

4 comentários:

  1. Nas últimas quatro eleições, o DEM impôs derrotas ao PT. Em 1994, Antônio Imbassahy (PFL) foi eleito com 51,6% dos votos válidos, contra 29,9% de Pelegrino. Em 2000, Imbassahy foi reeleito, com 53,7%, e Pelegrino terminou com 35,3%.

    ResponderExcluir
  2. Em 2004, o petista não conseguiu passar ao segundo turno, por uma diferença de 3.157 votos para César Borges (PFL). Naquele ano, Borges terminou perdendo para o atual prefeito, João Henrique (hoje no PP, à época no PDT).

    ResponderExcluir
  3. Na última eleição municipal, em 2008, o PT lançou o hoje senador Walter Pinheiro, que foi derrotado no segundo turno pelo atual prefeito João Henrique (PP), que conseguiu a reeleição. Em 2008, ACM Neto se lançou candidato, mas não ficou com 26% dos votos válidos e não conseguiu passar ao segundo turno.

    ResponderExcluir
  4. Na última eleição municipal, em 2008, o PT lançou o hoje senador Walter Pinheiro, que foi derrotado no segundo turno pelo atual prefeito João Henrique (PP), que conseguiu a reeleição. Em 2008, ACM Neto se lançou candidato, mas não ficou com 26% dos votos válidos e não conseguiu passar ao segundo turno.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.