sábado, 23 de março de 2013

[APN] Batalhão de Choque entra na Aldeia Maracanã para expulsar índios


 



 

 Questão de soberania. | Democratizando a comunicação | www.apn.org.br

Sexta, 22 Março 2013
 Olá amigo(a) da APN, você está recebendo nosso boletim semanal.

  

As escolhas do governador Sérgio Cabral

 
O valor histórico e cultural do prédio, contruído no século XIX, que abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo marechal Candido Rondon, e que depois foi transformado no primeiro Museu do Índio, por Darcy Ribeiro, é insignificante para Cabral. O governador convocou o batalhão de choque e cercou o museu nesta sexta (22), às 3h da madrugada,  para expulsar os índios e construir o museu Olímpico.
 

Assista: Violência da PM no despejo de indígenas da Aldeia Maracanã 

 
Tumulto envolvendo policiais e manifestantes marcou a desocupação do prédio do antigo Museu do Índio. A polícia usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar os protestos pró-índios. Assista ao vídeo produzido pelo chargista Carlos Latuff.
 

Conselheiro da Presidência da República se diz "horrorizado" com Sérgio Cabral

O advogado Modesto da Silveira disse que estava "horrorizado com a falta de sensibilidade e de disposição para o diálogo do governador Sérgio Cabral". Aos 87 anos, apesar de já ter visto de perto muita atrocidade ao longo da vida, estava assustado com a atitude agressiva do comandante das tropas policiais que cercaram a Aldeia Maracanã, no Rio, desde as três horas desta sexta (22).  Ao se retirar da Aldeia, pouco antes da invasão acontecer, Modesto declarou que temia "um banho de sangue".
A TV Petroleira transmitirá nesta sexta, às 18h30, entrevista ao vivo com Modesto da Silveira. Ele falará sobre a violenta desocupação da Aldeia Maracanã. Acesse tvpetroleira.tv.
 
 
 
 
 
 
 

 








Um comentário:

  1. BOS TARDE, VERA.
    REALMENTE, EU COMO CIDADÃ BRASILEIRA SINTO-ME ULTRAJADA DIANTE DO DESCASO EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DADO AO POVO INDÍGENA, NÃO SÓ POR ESSE EPISÓDIO, MAS POR TODOS QUE VEM ACONTECENDO EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO. EXPULSOS DE SUAS TERRAS, SOFRENDO HUMILHAÇÕES, VOU DIZER DESDE SEMPRE... OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL SOFREM EM FUNÇÃO DO DESCASO, DA OMISSÃO E DA VIOLAÇÃO DE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAS. UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.