quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Schroeder, antecessor de Merkel, também foi vítima da NSA


 O ex-chanceler alemão Gerhard Schoreder durante visita do então presidente americano George W. Bush a Mainz em 23 de fevereiro de 2005



O nome de Schroeder, chanceler socialdemocrata da Alemanha de 1998 a 2005, aparece em uma lista de pessoas e instituições vigiadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) pelo menos desde 2002, quando começou seu segundo mandato e quando ele se opôs à intervenção no Iraque, informou o NDR.
Desde meados de 2013, a NSA está no centro de um escândalo, quando o ex-consultor de Inteligência americano Edward Snowden revelou o alcance do programa de espionagem dos Estados Unidos, que incluía dirigentes de países aliados e amigos.
Essas revelações afetaram profundamente as relações entre Estados Unidos e Alemanha.
As investigações do NDR, desenvolvidas junto com o jornal Süddeutsche Zeitung, permitem concluir que, ao contrário do que se acreditava até agora, Merkel não era espionada antes de ser chanceler.
Na realidade, antes de 2005, o número de código 388 da "lista de alvos" correspondia a seu predecessor. "Naquele momento, nunca me teria ocorrido, mas agora isso não me surpreende", declarou Schroeder ao Süddeutsche Zeitung.
"Segundo minhas informações, o chanceler Schroeder e outras personalidades foram espionados", afirmou o deputado verde e especialista em Questões de Segurança Hans-Christian Ströbele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.