terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sindicato e entidades cobram do Ministério da Justiça medidas para garantir a segurança dos jornalistas


 





Enviadas: Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014 18:22
Assunto: Sindicato e entidades cobram do Ministério da Justiça medidas para garantir a segurança dos jornalistas

Em caso de dificuldade para ler esta mensagem, clique aqui para abrí-la em seu navegador.
 
logo sjpdf borda peq
Olá Vera,
Sindicato e entidades cobram do Ministério da Justiça medidas para garantir a segurança dos jornalistas
Entidades também vão se reunir com o presidente da Câmara para reivindicar a aprovação do Projeto de Lei que cria aposentadoria especial para jornalistas de imagem.
santiagoEntidades de defesa dos interesses dos jornalistas, entre elas o Sindicato dos Jornalistas do DF, serão recebidas amanhã, 18/2, às 10h, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e pelo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), às 12h. Ao ministro, os representantes irão pedir que o Estado garanta a segurança dos profissionais de imprensa e para o presidente da Câmara as entidades solicitarão a agilidade na tramitação do Projeto de Lei de Lei 6781/2010, que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria para jornalistas de imagem.
O SJPDF convida jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos que irão cobrir os dois eventos para se mobilizarem com faixas e braçadeiras contra a violência sofrida pelos jornalistas e em homegem ao repórter cinematográfico Santiago Andrade, que foi atingido na cabeça por um disparo de rojão quando cobria uma manifestação no Rio de Janeiro.
 
As entidades também vão cobrar por parte do Estado a fiscalização das empresas do setor, que não têm adotado adequadamente medidas necessárias à garantia da segurança dos seus empregados, como o fornecimento de equipamentos de proteção e de treinamento para cobertura em situações de risco. Nas negociações de Convenções Coletivas por todo o país, como no DF, essa é uma demanda antiga dos sindicatos que vem sendo rejeitada pelos empregadores.
O coordenador-geral do SJPDF, Wanderlei Pozzembom, lembra que os repórteres e repórteres cinematográficos e fotográficos cumprem um papel importantíssimo, já que eles estão na linha de frente para que a sociedade possa acompanhar os acontecimentos de casa, no trabalho ou de dentro dos veículos. "O Estado tem que respeitar o trabalho da imprensa, não agir com violência contra ela e garantir a segurança do trabalhador. E os manifestantes devem também a agir com respeito em relação ao jornalista. Independentemente se a manifestação é contra veículo A, B ou C. É um cidadão que está ali, um trabalhador como outro qualquer. E com um papel importante, que é dizer para o restante da sociedade o que está acontecendo naquele momento", destacou Pozzembom.
Câmara dos Deputados
O objetivo do encontro com Henrique Alves é pedir agilidade na tramitação do Projeto de Lei 6781/2010, de autoria do deputado Marco Maia (PT-RS), que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria para os profissionais de comunicação que exercem funções externas.
Segundo Alan Marques, diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF, repórteres cinematográficos e fotógrafos são submetidos diariamente a longas jornadas de trabalho, sendo obrigados a carregar equipamentos bastante pesados. "Temos laudos médicos, muitos profissionais têm pino na coluna, problemas de postura e de vista devido à incidência da luz. É um momento que nós temos para dar dignidade a esse trabalhador", argumenta.
O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), também manifestou solidariedade à pauta de reivindicação dos jornalistas em reunião com o coordenador-geral do SJPDF. Goergen se comprometeu em buscar um acordo para levar o PL de Marco Maia adiante. "A morte desse trabalhador precisa ser o símbolo de uma mudança de toda a desordem que está aí. Isso que aconteceu com o Santiago foi lamentável e expõe o uso político de um movimento que não é nada democrático", destacou.
O PL 6781/2010 tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e tem parecer pela aprovação. Caso ela cumpra todas as etapas legislativas, a proposta ainda precisará passar por outras três comissões antes de seguir ao Senado. "Vamos buscar as assinaturas dos líderes partidários e pedir urgência na aprovação da matéria", finalizou Jerônimo.
Texto: SJPDF, com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Jerônimo Goergen – PP/RS)
 Foto: Agência O Globo
A Diretoria
 
 
 
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
Tel: (61) 3343-2251 - Fax: (61) 3344-1488
www.sjpdf.org.br - sjpdf@sjpdf.org.br
Siga-nos no Twitter @sjpdf e no Facebook.com/SJPDF
 
 
 
 .




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.