sábado, 23 de fevereiro de 2008

MV Bill lança livro "Falcão: Mulheres e o Tráfico" na Assembléia Legislativa.


Lançamento realizado na quinta-feira (21/02), às 15h, na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), do livro “Falcão – Mulheres e o Tráfico”, com a presença dos seus autores, Celso Athayde e o rapper MV Bill, que também farão uma palestra sobre o assunto. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes), da Comissão de Direitos Humanos da AL/BA e da Central Única das Favelas (Cufa).


Antes da palestra, às14h30, o rapper concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa local sobre o livro e a continuação do projeto que gerou o documentário e o livro “Falcão — Meninos do Tráfico”, lançado em 2006. Trabalhando em favelas de todo o Brasil com meninos envolvidos no tráfico de drogas, os autores perceberam que as vidas desses "falcões" estavam bastante ligadas às trajetórias de suas mães, filhas, irmãs, amigas, esposas e namoradas.


Livro - Em “Falcão — Mulheres e o Tráfico”, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que de alguma maneira passaram a interagir e, em alguns casos, a integrar a indústria do tráfico de drogas. Este livro é o relato de como os autores conheceram essas mulheres e de sua convivência com elas.


Ao tratar dessa realidade feminina brasileira, “Falcão – Mulheres e o Tráfico” acrescenta uma discussão sobre a desigualdade econômica e social e a questão da segurança pública. Ao narrar as histórias, os autores também discutem temas polêmicos como racismo, repressão policial e a importância do trabalho social e do movimento hip hop para a juventude que vive nas favelas.

Sobre os autores: CELSO ATHAYDE nasceu no Cabral, Baixada Fluminense. É um produtor pioneiroe influente no segmento do hip hop no Brasil. Antes dos 13 anos, já haviamorado em quatro favelas, em abrigos públicos e na rua. Trabalhou comocamelô em Madureira, onde começou a organizar eventos musicais. Com otempo, seu trabalho começou a abrir portas para um novo universo, e elefundou a Cufa, Central Única das Favelas, organização reconhecida pelotrabalho de inclusão social de abrangência nacional.Desde então, Celso dirigiu e produziu o filme "Falcão — Meninos doTráfico", que recebeu o Prêmio Rei da Espanha. Escreveu, com o rapper MVBill, o livro de mesmo título, além de Cabeça de Porco, também com MV Bille Luiz Eduardo Soares. Dirigiu e produziu, ainda, os documentários "SouSoul", com Nega Gizza, e "Di Menor", com MV Bill, além do premiado clipe"Soldado do Morro", de MV Bill, junto com Roberto Oliveira. Criou o PrêmioHutúz, o mais importante do hip hop nacional, e também a primeira LigaBrasileira de Basquete de Rua.


MV BILL é hoje o rapper mais influente do país. É escritor, compositor,arranjador, documentarista e roteirista. Com Celso Athayde, realizou odocumentário "Falcão — Meninos do Tráfico" e escreveu o livro homônimo.Escreveu também, com Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares, o livro Cabeçade Porco. Sua atuação não se limita ao setor cultural e artístico. Eletambém transita pela política e pelos movimentos negro e social. Seu desempenho nesses segmentos o levou a receber o Prêmio Unesco — CategoriaJuventude, o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério daJustiça, o Prêmio Cidadão do Mundo, pela ONU, e o Prêmio Wladimir Herzog,do Sindicato de Jornalistas de São Paulo.Bill tem 32 anos, nasceu e reside na favela Cidade de Deus. Seu trabalhofala sobre violência, discriminação e cidadania. Sua música canta arealidade das periferias, incentivando a conscientização e a valorizaçãoda cultura dos guetos no nosso país.Título: "Falcão – Mulheres e o Tráfico"Autores: Celso Athayde e MV Bill

Editora: Objetiva/ CUFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.