domingo, 27 de abril de 2008

Marques de Melo lança livro sobre Folkcomunicação em São Paulo.

Uma obra voltada para comunicadores, publicitários, sociólogos, estudantes e interessados no estudo dos fenômenos da comunicação localizados na intersecção entre a indústria da mídia e a cultura popular. É com essa proposta que chega às prateleiras das livrarias a publicação “Mídia e Cultura Popular: História, Taxionomia e Metodologia da Folkcomunicação”, escrita pelo presidente da Intercom, José Marques de Melo, que será lançada no dia 28 de abril (segunda-feira), às 19h, na Livraria Martins Fontes (São Paulo)

O livro, publicado pela Paulus Editora, organiza uma série de textos que o autor produziu nos últimos 40 anos sobre o tema da Folkcomunicação. Em outras palavras, registra “o conjunto de procedimentos de intercâmbio de informações e atitudes dos públicos marginalizados, urbanos e rurais, por intermédio de agentes e meios ligados ao folclore”.

“O interesse pelo estudo dos fenômenos comunicacionais situados na confluência da indústria midiática e da cultura popular constitui a principal motivação deste livro”, explica Marques de Melo.

A obra (com preço médio de R$ 25) apresenta dez capítulos que sintetizam o desenvolvimento da Folkcomunicação enquanto disciplina acadêmica, classificando e definindo seus principais objetos de estudo. “Minha esperança é que este livro contribua para ampliar o contigente dos que se interessam pelo estudo da Folkcomunicação, enriquecendo o conhecimento sistemático de suas manifestações típicas, que se renovam continuamente, como conseqüência do embate dialético entre a tradição e a modernidade, o popular e o erudito, o massivo e o segmentado”, afirma o autor.

De cunho didático, o livro pretende conduzir – por meio de conceitos e metodologias – os profissionais e interessados em geral que estão se iniciando nos estudos sobre Folkcomunicação.

SERVIÇO – A Livraria Martins Fontes, onde o lançamento do livro será realizado, fica na avenida Paulista, nº 519, loja 17, em São Paulo (SP).


Fonte:
intercom.org.br

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