segunda-feira, 14 de abril de 2008

SUZANA VARJÃO LANÇA LIVRO SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA NA SOCIEDADE CONEMPORÂNEA.





Lançamento do novo livro da jornalista baiana Suzana Varjão, chamado "Micropoderes, macroviolências". Criada a partir de um trabalho acadêmico, a obra traz a tona uma série de inquietações a cerca da brutalidade do ser humano no mundo atual, tendo como ponto de partida a morte de uma grande amiga pessoal da escritora.





Micropoderes, macroviolências apresenta um retrato cruel do mundo atual



Com lançamento marcado para o próximo dia 16 de abril, o livro 'Micropoderes, macroviolências', da jornalista Suzana Varjão, trata da análise da violência sobre a ótica dos três principais jornais em circulação na capital baiana. O material, que foi criado a partir de uma dissertação de mestrado, reavivou a memória da colunista Maristela Bouzas, que foi seqüestrada, violentada sexualmente e assassinada em novembro de 2000.



Suzana tratou desse assunto, em particular, principalmente porque fora amiga pessoal da colunista, mas o sentido que a fez desenvolver o impresso estava além das notícias publicadas há sete anos atrás. A reflexão da autora acompanhou pensamentos de grandes nomes do pensamento moderno, como Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Stuart Hall. Sua dor, indignação e luta contra a violência, resultou também na criação do Movimento Estado de Paz (MEP), em que atua há exatos sete anos.



'Micropoderes, macroviolências' chega ao mercado editorial com o aval do movimento social brasileiro. Além do Fórum Comunitário de Combate à Violência e do Movimento Estado de Paz, a publicação conta com o apoio de organizações nacionais e internacionais, entre as quais, a Fundação Avina, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Agência de Notícias dos Diretos da Infância (ANDI), o Observatório de Favelas, o Instituto Sou da Paz e a rede Desarma, Brasil!



Sobre a escritora



Suzana Varjão é Mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Escritora e jornalista, recebeu 27 prêmios de reportagem, entre locais, nacionais e internacionais – a maioria deles pela defesa dos direitos humanos. Após vinte anos no jornal A Tarde – dez dos quais editando o Caderno 2, dedicado ao noticiário sobre artes e variedades, deixou o jornal, em 2003, para dedicar-se ao trabalho de reflexão sobre as imbricações entre mídias e violência. É uma das fundadoras do Movimento Estado de Paz, que articula comunicadores em torno do debate sobre o tema, integra o grupo gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência e é membro da rede de lideranças sociais da Fundação Avina.



Obra: Micropoderes, macroviolências

Autora: Suzana Varjão

Editora: Edufba

Páginas: 214

Preço sugerido: R$ 20

2 comentários:

  1. O assunto sugerido pela jornalista Suzana Varjão é muito interessante. No meu trabalho final de curso penso em meu projeto sobre o mesmo tema. Gostaria de comprar o livro mas não estou encontrando, onde posso achar? linemarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Está faltando um livro que trouxesse esse tipo de reflexão e abordagem.
    Parabens Suzana

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.