quarta-feira, 11 de junho de 2008

Missão no Haiti

Missão no Haiti I

No encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Haiti, René Préval, na quarta-feira (28/05), foi assinado pelo Chanceler Celso Amorim, pela ministra Nilcéa Freire e pela ministra Marie Laurence Lassègue, da Condição Feminina e dos Direitos das Mulheres do Haiti, termo de cooperação que instaura a segunda fase da contribuição brasileira para o Plano Nacional para o Combate à Violência contra as Mulheres, no Haiti. Lá, os índices de violência doméstica e estupro são muito elevados. No ato, além da ministra Nilcéa, estavam presentes representantes dos órgãos responsáveis pela execução dessa cooperação Sul-Sul Brasil e Haiti. Durante dois anos, período de execução da segunda fase do projeto, serão aplicados U$ 296 mil. Os recursos são do governo brasileiro, da ONU e OXFAM.

Missão no Haiti II

O Brasil também assumiu o compromisso de ajudar o Haiti na elaboração e implementação de programas de cooperação técnica nas áreas de agricultura, segurança alimentar e educação. A maior parte dos 8,9 milhões de habitantes do Haiti ainda depende da agricultura de subsistência; quase metade da população é analfabeta e mais de dois terços não possuem empregos formais. Os presidentes Lula e René Préval e os ministros também participaram da solenidade nas instalações da Companhia de Engenheiros do batalhão brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).

Missão no Haiti III

Além da ministra Nilcéa Freire e do chanceler Celso Amorim, faziam parte da comitiva os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da Defesa, Nelson Jobim, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o comandante do Exército, General Enzo Peri, e o embaixador Gonçalo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.