quarta-feira, 11 de junho de 2008

RIO DE JANEIRO: Ato-show contra privatização do petróleo e gás.

_________________________________________

Noca da Portela e Luis Carlos da Vila
confirmam presença em ato-show contra
privatização do petróleo e gás, nessa quinta

_________________________________________


Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)



O Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás realiza grande ato-show, dia 12 de junho, quinta-feira, às 18h, no Palácio Gustavo Capanema, sede do MEC, na Rua da Imprensa, 16, próximo à Cinelândia. Está programada concentração, a partir das 15h, na Cinelândia.

A atividade contará com diversos artistas, músicos, grupos teatrais, grafitagem e intelectuais. Marca o lançamento junto à sociedade da campanha "O Petróleo tem que ser nosso!" e do abaixo-assinado pelo cancelamento dos leilões e pela re-estatização da Petrobrás. O documento, que pretende reunir mais de um milhão de assinaturas, será enviado ao presidente da República e ao Congresso. Já confirmaram presença no show os sambistas Noca da Portela e Luís Carlos da Vila, além do grupo Panela di Barro, Betinho da Vila e Edinho.

Hoje, 40% das áreas em exploração e produção de petróleo e gás estão em mãos privadas, diretamente ou em parceria com a Petrobrás. Com as atuais concessões, estima-se que as multinacionais vão se apropriar de metade do petróleo a ser produzido nos campos gigantes de Tupi e Carioca.

A maioria do capital da Petrobrás não é mais estatal: 60% de suas ações foram privatizadas. O capital estrangeiro já é dono de 40% da Petrobrás!

O povo brasileiro praticamente não se beneficia da exploração multinacional de nosso petróleo. As taxas e impostos pagos pelas empresas são irrisórios, estando entre os menores do mundo.

Esta realidade é conseqüência das medidas que FHC tomou emendando a Constituição e criando a Lei 9478/97 que instituiu os Leilões da ANP, que continuaram no governo Lula. Nós dizemos: Leilão é Privatização!

O ato-show é organizado pelo Sindipetro-RJ, MST, AEPET, FIST, representantes da Plenária dos Movimentos Sociais, entre outras entidades.




www.apn.org.br

É permitida (e recomendável) a reprodução desta matéria, desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.