quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Traficantes e polícia. Salvador (Bahia ) sofre com a violência.

Guerra de traficantes se espalha pela cidade



Por Silvana Blesa


Pelo menos quatro tiroteios ocorridos desde a noite de anteontem e o final do dia de ontem, deixaram moradores do Bairro da Paz, Boca do Rio, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz amedrontados. Os confrontos estão sendo promovidos por quadrilhas rivais de traficantes, que tentam dominar o tráfico de drogas na cidade. A última batalha foi no Bairro da Paz, onde um homem não identificado foi baleado e levado ao Hospital Roberto Santos. Mas a ocorrência não foi registrada na 12ª DP, e o HRS não forneceu informações.
Outro tiroteio foi promovido na noite de terça-feira por duas gangues rivais que disputam o poder na Chapada do Rio Vermelho. Na invasão conhecida como Areal, localizada na Rua Vietnã, um bando de traficantes atacou a tiros um grupo rival que domina o tráfico de drogas no local e acabou ferindo uma adolescente de 13 anos.
Logo depois, fortemente armados, cinco homens do Areal rumaram para revidar o ataque do grupo rival, que seria de Santa Cruz, e quando chegaram na Rua do Gás, onde funciona uma “boca de fumo” na localidade do “Morrinho”, os traficantes dispararam tiros para todos os lados. Ninguém morreu, mas sete pessoas inocentes acabaram baleadas.
Dos sete feridos no confronto de traficantes de Santa Cruz, seis já receberam alta do Hospital Geral do Estado (HGE). Valtércio Dantas dos Santos, de 26 anos, é o único que continua internado, mas não corre risco de morte. As seis pessoas liberadas foram Cléber Augusto de Gusmão, 40 anos, Iva Alves de Jesus, 20 anos, Lázaro Pereira Cerqueira, 59 anos, Erivaldo Pereira da Silva, 39 anos, Valtércio Dantas dos Santos, 26 anos, Rosângela Maria dos Santos, 28 anos, e Everaldo Oliveira dos Reis, 30 anos.


Polícia mata um em tiroteio


No começo da madrugada de ontem, na Boca do Rio, na Rua Georgina, um grupo de traficantes ao avistar a viatura do Batalhão de Choque disparou tiros nos agentes que revidaram e o traficante Gilson Silva Cerqueira, de 21 anos, apelidado de “Tóia” morreu ao dar entrada no Hospital Roberto Santos. De acordo com a polícia, “Tóia” estava armado com uma arma calibre 32, com três cartuchos deflagrados e três intactos, uma arma de plástico, 35 papelotes de crack, três de cocaína e um brucutu - máscara usada em assalto.
Conforme a polícia “Tóia” faz parte de uma facção de traficantes. Ele é acusado de praticar mais de 50 assaltos, além de homicídios. Os parceiros de “Tóia” são, Maurício Conceição Anunciação, o “Mamau” que também é acusado de matar um policial, Carlos Luís dos Santos, o “Mama”, tido como o líder do grupo, e Wíndson Miranda de Jesus, “Índio”.
A polícia afirmou que todos eles já chegaram a ser presos, mas agora se encontram soltos, aterrorizando os moradores dos bairros de Boca do Rio, Baixa Fria, Pituaçu. Eles são remanescente da quadrilha de Erberson Souza Santos o “Pitty”, morto pela polícia em 2007.


Bando estava no presídio


Segundo informações da Polícia Militar da área do Nordeste de Amaralina, o ataque foi realizado pelos traficantes apelidado de “Pereira” e “Fernando do “Cavalo’, ambos pertencente à quadrilha de Paulo Bispo da Silva, conhecido como “Periquito”. Eles teriam atirado contra as pessoas que estavam em um bar na Rua do Gás por pensar que os moradores seriam integrantes de uma quadrilha rival que deram tiros na Chapada do Rio Vermelho poucas horas antes.
Segundo a delegada titular da 28ª delegacia (Nordeste de Amaralina), Jussara Santos, os traficantes já foram identificados e saíram da prisão recentemente. “Por eles, terem ficado presos no presídio, e soltos recentemente, agora estão chegando para o bairro e querem voltar ao domínio. Mas o crescimento dos traficantes da área, faz com que eles se digladiem para dominar as “bocas - de fumo.
A delegada ressaltou que as pessoas baleadas não fazem parte de nenhuma facção e não apresentam passagem na polícia. “A princípio, os feridos não são envolvidos. Até porque, se fosse algum traficante ferido eles não iria buscar ajuda nos hospitais para não ser presos”, concluiu a delegada salientado que as pessoas colaborem com a polícia para prender os marginais.
.

Um comentário:

  1. Ontem 11/10, outro tiroteio aconteceu na rua do gás, meu deus onde vamos para.. socorro!!!!

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.