sexta-feira, 7 de novembro de 2008

ÁLVARO GOMES COMPARA VITÓRIA DE OBAMA A AVANÇOS NA AMÉRICA LATINA.


Se ainda é cedo para uma projeção mais precisa sobre a atuação do novo presidente americano, Barack Obama, seguramente a sua eleição está gerando grandes expectativas no mundo. Isso pode ser constatado quando observamos a imprensa nacional e internacional. As forças políticas que atuam na sociedade também fazem suas projeções.

Ontem (5), no plenário da Assembléia Legislativa, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), vice-líder do governo Wagner na Casa, mais uma vez voltou a falar da vitória de Obama e as novas perspectivas para o mundo. O parlamentar listou títulos de várias matérias jornalísticas veiculadas no portal Vermelho: "Maioria dos Estados Unidos disse sim à mudança", editorial; "Acabe com a base de Guantánamo", de Saramago para Obama; "Escolha de Obama é símbolo de esperança", diz Nelson Mandela.

Álvaro ressaltou que Obama vai dirigir um PIB de 13 bilhões de dólares, mas, também, uma dívida pública de 11 trilhões de dólares e quase metade dos gastos do país com ações militares em várias nações, em vez de estímulos à atividade produtividade para gerar emprego, renda e cidadania. Sem contar a atual crise financeira.

- Por isso, quando observamos a vitória de Barack Obama, não estamos criando expectativa de que ele vá implantar um sistema justo nos Estados Unidos. Entretanto, não poderíamos deixar de registrar que sua vitória significa uma mudança no modo de pensar dos norte-americanos - frisou o deputado.

América Latina

O parlamentar vê, na vitória de Obama, o mesmo sentimento que tomou conta da América Latina, recentemente. No continente, tivemos grandes avanços, com a eleição de governos populares e democráticos que inspiraram mudanças, como o próprio presidente Lula no Brasil, a consolidação de Hugo Chávez (Venezuela) e as eleições de Evo Morales (Bolívia), Rafael Corrêa (Equador), Michelle Bachelet (Chile), Cristina Kirchner (Argentina), Tabaré Vázquez (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai) e Ollanta Humala (Peru).

Para Álvaro, "é positiva a vitória de um negro, de um contraponto ao imperialismo e ao neoliberalismo que defende o estado mínimo, mas que injeta 5 trilhões de dólares para salvar bancos. E isso tem repercussão no mundo". Ainda, segundo o deputado, "é preciso enxergar a floresta e não apenas a árvore, até porque a situação internacional interfere aqui e a vitória de Barack Obama é um sinal positivo para o mundo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.