quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Enfermos de Leucemia e o Transplante de Medula Óssea. Realidade no Brasil

Mais de 15.000 enfermos aguardam por possivel doador compativel.
Segundo o Redome existe no Brasil cerca de 800.000 registros de possiveis doadores de medula ossea.
A compatibilidade dentro da familia e de 30%, fora da familia pode ser de 1 para 1 milhao dependendo da etinia do paciente.
Para se registrar um possivel doador e preciso a coleta de 10 ml de sangue, para analise da tipagem de tecido HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), efetuado pelo metodo de sorologia que muitas vezes nao apresenta seguranca para o receptor com casos de rejeicao apos o transplante.
Uma campanha para registro de possiveis doadores mobiliza enfermeiros voluntarios, medico hematologista, necessidade de credenciamento de hemocentro, material especifico para coleta, armazenamento e transporte das amostras.
Existe tambem a falta de leitos para realizacao de Transplante de Medula ossea de pessoas nao aparentadas pois os 8 Hospitais credenciados nao conseguem atender a demanda existente, levando a morte, "pacientes com doadores compativeis".



Proposta

Implantacao no Brasil, da tecnica para registro de possiveis doadores de medula ossea utilizada nos Estados Unidos da America.
A coleta de material para analise se da atraves da friccao de cotonetes na parte interior da bochecha do possivel doador.




Beneficios


A nova tecnica elimina a necessidade de coleta de sangue, a exigencia da presenca de profissionais de saude e das demais condicoes de acondicionamento e transporte quando da realizacao de uma Campanha para registro de possiveis doadores de medula ossea.
O registro atraves da tecnica dos cotonetes podera ser realizado por voluntarios credenciados e devidamente treinados em instituicoes diversas como, escolas, igrejas, universidades, empresas, fabricas,super-mercados, hospitais, postos de saude, em eventos esportivos, feiras de exposicao, shopping center e muitos outros, em regioes de dificil acesso, em qualquer parte do pais, o que facilitara sobremaneira o acesso as etinias especialmente necessarias!
A analise de tipagem de tecido HLA devera ser feita atraves do metodo de biologia molecular com maior precisao em seu resultado evitando a rejeicao nao so apos o transplante de medula ossea como em outros de tecido solido .
Considerando a praticidade do processo de registro e a solidariedade do povo brasileiro em pouquissimo tempo triplicariamos o numero de possiveis doadores de medula ossea evitando-se em especial a morte prematura de nossas criancas, alem de beneficiar enfermos de leucemia em todo o mundo.
Com o crescimento do numero de transplante de medula ossea o governo brasileiro devera ampliar o credenciamento de hospitais com um numero suficiente de leitos para realizacao dos transplantes em todo pais, utilizando-se nao so a tecnica para puncao da medula, como tambem, pela coleta de celulas mae realizada pela maquina de aferese(PBSC).
Esse procedimento dentro de poucos anos, elevara o Brasil como referencia em qualidade de boas praticas de servico medico na area de transplantes de orgaos solidos e de medula ossea e o Redome ao maior cadastro de doadores de medula Ossea do MUndo e consequentemente do banco de cordao umbilical placentario.

Veja nesse video de 1 minuto como e simples: http://www.youtube.com/watch?v=JNaQSgydauU

2 comentários:

  1. NESSE VIDEO DE 1 MINUTO VOCE PODE VER O PROCEDIMENTO PARA REGISTRO DE UM POSSIVEL DOADOR DE MEDULA OSSEA NOS ESTADOS UNIDOS
    http://www.youtube.com/watch?v=JNaQSgydauU
    ESTAMOS BATALHANDO PARA LEVAR ESSA TECNICA PARA O BRASIL!
    VC QUER ADERIR ESSE DESAFIO?
    e-mail roosramos@gmail.com
    Roosevelt Ramos da Silva

    ResponderExcluir
  2. Venha participar desse desafio!!
    roosramos@gmail.com
    Roosevelt Ramos da Silva

    Video de 1 minuto com tecnica para cadastro de registro de doadores de medula ossea nos Estados Unidos

    http://www.youtube.com/watch?v=JNaQSgydauU

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.