quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Adote um cão ou gato e ganhe um amigo.

Adote um amigo! Com esse slogan e tendo como principal objetivo a adoção responsável é o principal objetivo da Feira de Animais, realizada todos os domingos, das 10h às 17h, no Parque Metropolitano de Pituaçu, nas proximidades do pedalinho. A cada semana são colocados para adoção em média 30 cães e gatos que na sua maioria não tem raça definida e foram tirados das ruas de Salvador. Todos os animais em exposição foram vermifugados, vacinados e castrados (se forem adultos).

Responsável pela feira, a bancária Rita de Cássia Moura Azevedo, destaca a importância da adoção responsável. “Para levar pra casa um dos nossos bichinhos a pessoa deve ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade, além de levar comprovante de residência, RG e CPF”. Segundo ela, esse cadastro é importante para manter um contato com o adotante. “Regularmente fazemos visitas e verificamos as condições de vida deles, se estão sendo bem tratados e se estão conseguindo se adaptar”.

Os trabalhos acontecem em parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Célula Mãe, uma entidade responsável por mais de sete mil esterilizações em diversos bairros de Salvador e Região metropolitana. “Fazemos ainda um trabalho individual nos bairros, onde cada protetor cuida de uma área, temos mais de 30 espalhados pela cidade”, explicou Rita.

Comida e abrigo para os cães e gatos são umas das preocupações dos benfeitores, que fazem o ofício gratuitamente. “Diariamente damos alimentação para eles. Vermifugamos e vacinamos para garantir a saúde e o bem estar não apenas dos animais, mais da família adotante. Até que sejam levados para um lar definitivo muitos ficam em nossas residências”.

Encantada com um animal que levou para casa há poucos dias a pequena Vitória é o exemplo de alegria. Com apenas seis anos de idade ela não esquece dos deveres que tem com ‘Kiko’ o vira-lata que ganhou dos pais. “Todos os dias troco a água dele e vejo se comeu tudo”, disse a garota.

A mãe de Vitória, a funcionária pública Marisa Nogueira, 35 anos, destacou a importância dos contatos com animais para o desenvolvimento das crianças. “Aprendem a ter responsabilidade, ela (Vitória) já sabe das obrigações que tem com ‘Kiko’, e até nos lembra de dar banho e levá-lo ao veterinário”.

Sobre a Feira de Adoção, Marisa acrescentou que a iniciativa é muito bem-vinda para toda a população. “O cachorrinho dela nós ganhamos de um amigo. Foi o melhor presente que ganhou até hoje. A Feira é de uma grande bondade, pois as pessoas cuidam e tratam dos bichos, além de se preocuparem com eles também depois da adoção”. De acordo com ela, o objetivo da ação é melhorar com a população de rua também de cães e gatos. “Acabando com os maus-tratos e abandonos”

Os trabalhos da Feira de Adoção que acontece no Parque Metropolitano de Pituaçu, vêm interligando profissionais como médicos veterinários e profissionais liberais, além das secretarias de Saúde Pública Estadual e de Meio Ambiente Estadual, proteção animal, voluntários e a própria sociedade através de ações práticas diretamente nas comunidades visando a promoção do bem estar dos bichos e das pessoas.

“Trabalhamos com a posse responsável, as pessoas devem ter a consciência de que o animal requer cuidados. Queremos melhorar esta realidade que temos atualmente e diminuir a quantidade de animais que vivem nas ruas em nosso estado”, disse Rita de Cássia Moura. Conforme ela, muitos cães e gatos que vivem ao ermo são largados em muitos casos pelos próprios donos. “Por isso realizamos as visitas para ver as condições, o tratamento e a adaptação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.