terça-feira, 26 de janeiro de 2010

BA: Fórum Social Mundial Temático divulga programação

Sob o tema Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania, o Fórum Social Mundial Temático pretende ser um espaço de debates entre poder público, organizações não governamentais, movimentos sociais e entidades religiosas e culturais visando o desenvolvimento humano a partir da superação da dominação dos mercados e do combate à exploração dos recursos naturais, à pobreza, fome, desemprego, desigualdade e analfabetismo. O evento será em Salvador, dias 29, 30 e 31.
Comemorando dez anos, o FSM traz novidades: pela primeira vez, chefes de estado da América Latina e da África participam do evento em condições paritárias. Os 15 presidentes da AL e cinco da África convidados pelo Comitê Baiano aguardam apenas confirmação do presidente Lula para garantir presença em Salvador. A expectativa é que, a partir encontro, a ser realizado no dia 30, os países se unifiquem em torno de uma agenda comum para o mundo pós-crise até o próximo Fórum unificado, em janeiro de 2011, no Senegal.

No dia 30, também acontece a homenagem especial aos 50 anos da Revolução Cubana. Já no dia 31, o debate-show “O ofício de viver samba e diversidade cultural: Brasil, América Latina e África” traz as presenças ilustres de Martinho da Vila, Netinho de Paula, Riachão e Mariene de Castro. A programação completa conta com mesas temáticas, abordando desde a questão energética, soberania alimentar, mudanças climáticas e mídia e democracia, à emancipação da mulher, racismo e institucionalidade, direitos humanos, violência urbana, Sul – Sul como alternativa e o papel dos movimentos sociais e da esquerda no continente americano e africano.

A largada oficial do Fórum será na noite do dia 28, no Pelourinho, com programação musical diversificada nas praças do Centro Histórico para receber os convidados e participantes. Já o encerramento, no domingo (31/1), conta com uma grande caminhada, do Campo Grande ao Farol da Barra, a partir das 16h. Antes, às 13h30, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, ministra a oficina “Avançar nas Mudanças – Programa de Desenvolvimento para o Brasil”, com as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; do presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro; e do diretor da Fundação Perseu Abramo, Flávio Rodrigues. Em pauta, um modelo de Brasil que assegure a continuidade nos avanços sociais, econômicos e democráticos, com educação, saúde, cultura, esporte e lazer ao alcance de todos.

Entre as presenças anunciadas pela organização do Fórum, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; os ministros das Comunicações, Franklin Martins, e da Educação, Fernando Haddad; o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB); o diretor-presidente da Agência Nacional de Petróleo – ANP, Haroldo Lima; os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges, secretário nacional de Comunicação do PCdoB; o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, Marcio Pochmann; o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos; entre outros.

O Fórum Social Mundial Temático da Bahia sucede o encontro realizado na Grande Porto Alegre, dias 27 e 28 de janeiro, como parte da estratégia de descentralização do evento em 2010. Apoiado pelo governo estadual e municipal – nesta terça (19), inclusive, o governador recebeu a comissão organizadora – o FSMT-BA já conta com cerca de 30 mil participantes mobilizados pelos movimentos sociais baianos. As inscrições para participar do Fórum foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (25/1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.