A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) integrante da delegação brasileira foi eleita para a coordenação da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que se reuniu paralelamente à V Assembléia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), instituição que congrega o Poder Legislativo de 35 países do continente americano.
O encontro, ocorrido no período de 23 a 27/11, em Caracas, capital da Venezuela, foi acompanhado por representantes das Nações Unidas, dos parlamentares dos países de língua portuguesa e de observadores de organismos internacionais. No centro das discussões, esteve a posição dos legisladores em relação a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).
"A opinião quase consensual neste encontro é de que a Alca, da forma como os Estados Unidos querem, é um projeto de anexação e de domínio aprofundado do neoliberalismo sobre a América do Sul e a América Central", ressaltou Alice.
A deputada acredita que a Rede de Mulheres joga um papel importante neste debate: "Temos pela frente o desafio de defender os interesses e as aspirações das populações do continente e sabemos que o impacto do acordo de livre comércio nas Américas é especialmente negativo para a vida das mulheres". A Rede foi criada para orientar a atuação das mulheres parlamentares em temas como a ampliação da participação feminina nas esferas do poder, projetos de lei voltados para os direitos das mulheres e para o combate à pobreza, experiências de cooperação e capacitação das mulheres, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Junto às deputadas Iara Bernardi (PT/SP) e Maninha (PT/DF), esta última eleita presidente da COPA, Alice Portugal estará à frente da organização da próxima assembléia da Confederação, que será realizada em Foz do Iguaçu, no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é livre para oferecer a sua opinião.