terça-feira, 23 de março de 2010

IV Conferência Nacional da Saúde Mental.Quem confere a Conferência?

Recebemos o documento abaixo transcrito e que denuncia a forma como está sendo preparada a IV Conferência Nacional da Saúde Mental. Realmente, verificamos que não há transparência neste evento. Confira o e-mail abaixo. Fonte preservada.


"Em novembro de 2009, de forma açodada foi convocada a IV Conferência Nacional da Saúde Mental.

O governo LULA demonstrou apreço aos integrantes da "Marcha dos Usuários" - realizada à época - porém se /esquecau/ de auscultar opiniões dos Profissionais da Saúde Mental, dos Gestores e dos diversos atores da cena em questão.

Em 15 de Janeiro último, uma "Comisão Organizadora", auto intitulada "provisória" constituída arbitrariamente pela Coordenação Nacional da Saúde Mental, divulgou o "calendário" a ser seguido: "março e abril; Conferências Municipais", "Maio, Estaduais", "Junho, a nacional".

Interessante notar que o Coordenador Nacional da Saúde Mental, o Dr. Pedro Delgado ocupa essa distinta posição desde o primeiro governo FHC: se não me falha a memória _ninguém_ antes "na história desse País", se manteve num mesmo cargo de confiança. Talvez D. Pedro...

Bem, o fato é que ninguém sabe quais são os critérios para a escolha dos Delegados para as Conferências.

Publicou-se no site do Ministério da Saúde a divisão "paritária" (www.saude.gov.br).

Mas quem escolhe os Delegados?

Fala-se à boca pequena que um critério é certo: "Quem é da Coordenação" - Municipal, Estadual e Nacional - é Delegado "nato". Voltamos ao tempo das Capitanias.
Viva D. Pedro Delgado!!!

E aqui em Salvador? "Democraticamente" a Coordenação da Saúde Mental se cala.

Retirando sangue das pedras soube-se que será em abril a Conferência.
Mas, cabem as perguntas:
_ Quem está escolhendo os Delegados que dirão o que é prioridade e o que não é? Os Delegados que indicarão Moções de Elogio ou Repúdio?
_ Quem confere a Conferência?

"Pense num absurdo", temos Jurisprudência.
Com a palavra a Coordenadora Municipal da Saúde Mental - desde os tempos de Imbassahy (!) - Dra. Célia Rocha."

2 comentários:

  1. E os usuários (pacientes) da Bahia estão participando da organização da conferência? 50% de participação como delegados pertence a esse segmento. No Piauí estão "naturalmente" alijados do processo de organização, por preconceito, discriminação e desorganização do conselho estadual de saúde, que é o controle social e é quem tem que fazer a conferência. Coordenação, gerência de saúde mental pode está no apoio técnico.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de participar da IV conferencia que vai acontecer esse mês em Brasília.Moro em Goiás e sou psicóloga e presidente de um ong,tenho interesse em participar mas não sei como me inscrever!como faço?

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.