terça-feira, 11 de maio de 2010

Mauro Beting: Os 13 de Dunga.


Por Mauro Beting, Comentarista do Yahoo! Esportes



Não sou Zagallo. E acho que esse negócio de superstição dá um baita azar. Mas entendo que os números são importantes. No futebol, normalmente indicam o campeão. Não necessariamente o melhor time.

O Brasil de Dunga, por exemplo, é um caso claro. Pode ser campeão do mundo. Mas poderia ser bem melhor. Muito melhor. É a convocação para Copa que mais discordei na vida. De coração, espero estar muito errado. Mas não acho que estarei tão errado.

Nome a nome, os diletos de Dunga. Treze estariam na minha lista. Dos outros dez, alguns poderiam entrar. Alguns, na boa, nem na pior.

Júlio César – 100% de acerto de Dunga, e de confiança de 100% da torcida.
Gomes – Doni – Eu levaria Victor, do Grêmio. Doni não tem jogado pela Roma. Veio de contusão. Mesmo 100%, havia como discuti-lo. Agora, mais ainda.
Maicon – 100%.
Daniel Alves – 100%.
Lúcio – 100%.
Juan – 100%.
Thiago Silva – 100%.
Luisão – 100%.
Gilberto – Eu levaria Roberto Carlos. É muito mais lateral-esquerdo. Tem jogado de lateral-esquerdo, e melhor que qualquer outro brasileiro pelo mundo – Marcelo (Real Madrid incluído). Gilberto fez um ótimo BR-10 – como meia. Não tem jogado tão bem – como meia. Mesmo tendo atuado bem com Dunga (22 jogos), mesmo tendo jogado bem em 2006 contra o Japão (um gol).
Michel Bastos – Eu não levaria um segundo lateral-esquerdo. Preferia mais um homem de frente – já que Thiago Motta poderia quebrar o galho por ali, além de Daniel Alves. Levaria Neymar. Nada contra Michel Bastos. Mas ele não marca tão bem. Tem atuado como meia aberto pela direita ou pela esquerda, no 4-2-3-1 do Lyon. É bom jogador. Mas não caberia no meu Brasil.
Gilberto Silva – Levaria, mas sem muita convicção. Pela importância, caráter e presença, se impõe. Mas não garante o sono.
Felipe Melo – Foi um achado de Dunga em 2009. Mas se perdeu com a Juventus. Para o lugar dele, pelo momento, pela altura, pela capacidade técnica e tática, com o entrosamento com outros interistas, ficaria com Thiago Motta.
Josué – Levaria Denilson, do Arsenal. Mesmo com a contusão na virilha desde 22 de abril. Mas ele já está pronto para atuar. Josué foi capitão do Wolfsburg campeão da Alemanha – há um ano. Ele e o clube, como esperado, não mantiveram o pique. Não é ruim. Mas não parece ser bom o suficiente para tanto. Para ter camisa cativa com Dunga.
Kleberson – Trocaria por Ronaldinho Gaúcho. Algumas das funções dele podem ser desenvolvidas por Ramires. Só jogou dois bons tempos em 2010, pelo Flamengo. Tem a experiência de Copa. Mas há opções melhores e mais ofensivas. Para não dizer brasileiras. E, mesmo Ronaldinho não sendo mais o mesmo, ainda é mais que muitos.
Ramires – 100%.
Elano – Jogou 40 vezes com Dunga. Quase sempre muito bem. Mas não vive grande momento no Galatasaray. Embora possa compor a armação pela direita, por dentro, ser eventualmente um volante, e até um lateral pela direita, melhor seria apostar em gente mais ofensiva. Aguda. Jovem e talentosa como Pato. Um nome que já está 100% fisicamente.
Kaká – 100%. Mesmo que ele não esteja 100%.
Júlio Baptista – Já foi utilíssimo. Em 2007. Mas, em 32 jogos pela Roma, só atuou 10 vezes como titular. Não vem bem. Mesmo com toda a bagagem internacional, prefiro o talento de Ganso.
Robinho – 100%.
Nilmar – 100%.
Luís Fabiano – 100%.
Grafite – Levaria Adriano, mesmo adrianando. Mas Grafite entrou bem contra a Irlanda, é uma grande figura, e um baita exemplo. Mais que tudo, foi levado ao Wolfsburfg por Jorginho, que o indicou ao amigo Felix Magath. O então treinador do clube queria um atacante forte e de mobilidade como ele. E lá foi Grafite escrever sua história na Alemanha. E lá foi Grafite para a Copa.
Enfim, são 10 nomes diferentes da minha lista.

Nunca, em Copa alguma, eu trocaria tantos nomes de uma convocação de um treinador.

E o pior é que acredito que não estou sozinho. Muita gente não vai concordar com minha lista. Mas, quase certamente, também não gostaram da lista de Dunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.