sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Salvador está de um jeito que não serve nem para ricos, nem para pobres. Ainda dá tempo de salvar salvador.





Por Emiliano José

Olhe para o lado. Salvador está à beira do colapso. Uma cidade inteira submetida a um prefeito que não governa. E quando governa, governa para grupos econômicos. Vá à avenida Paralela. A cidade vai suportar tantos veículos daqueles edifícios? E nas demais avenidas? E na Garibaldi? E na Orla?

O engarrafamento enervante revela a construção desordenada de edifícios e a incompetência em construir um metrô. Se a classe média já não suporta Salvador em colapso, imagine o que se passa na avenida Suburbana, nas Cajazeiras, em Itapagipe, na Estrada Velha do Aeroporto, na Salvador das periferias.

O desatino é tão grande que a destruição das áreas verdes na Paralela está provocando a invasão dos bichos nas residências. Até o Parque da Cidade está sendo atacado e retalhado.

E o prefeito João Henrique Carneiro está preocupado com quê? Xixi nas ruas. Não é piada, não. É trágico. Não podemos suportar mais a prefeitura a serviço dos grandes interesses privados. Não haverá solução para a violência que tomou conta de Salvador sem um plano para erradicar a pobreza nos bairros populares, nas encostas, invasões. Precisamos de políticas sérias de planejamento urbano.

A saída para Salvador não está na demagogia barata de um prefeito que acha que administrar é fazer apenas praças que afundam com chuvas. O desafio é maior. Implica em políticas de segurança alimentar, trabalho, moradia, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, cultura, esporte e lazer. Precisamos recuperar nosso direito à cidade, o direito à nossa querida Salvador.
Reagir, organizar-se, mobilizar-se, propor novas formas de existência – é o que devemos fazer. Estou nessa luta ao lado do nosso povo, desde sempre. Meu mandato de deputado federal estará à disposição da cidade, por uma Salvador humana, de todos.

Salvador está de um jeito que não serve nem para ricos, nem para pobres. Ainda dá tempo de salvar salvador.


BLOG do jornalista, escritor, professor e candidato a deputado federal Emiliano
(1331).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.