quarta-feira, 18 de maio de 2011

Distrito Federal é o segundo no ranking de casos de pedofilia.


O Distrito Federal é a segunda unidade da Federação no ranking de pedofilia. O número foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Movimento Brasília Contra Pedofilia, durante audiência pública realizada pela Câmara Legislativa sobre o assunto. O DF perde apenas para o Rio Grande do Norte quando o assunto é exploração sexual de crianças e adolescentes.


Requerida pelos deputados Dr. Michel e Eliana Pedrosa, a audiência revelou que quatro cidades respondem por 45% das denúncias feitas ao Disk 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos: Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Planaltina. O presidente do Movimento, Rodrigo Delmasso, informou que o orçamento do GDF deste ano para campanhas junto à comunidade é de R$ 782 mil, menor que os R$ 856 mil de 2010.


Um dos casos lembrados pela deputada foi a dos policiais militares que aliciaram menores em um posto policial de Samambaia. Eliana lembrou o episódio e cobrou informações sobre as investigações. “O Estado precisa dar o exemplo. Se os policiais saírem impunes desta denúncia, como poderá combater esta covardia contra nossas crianças?” questionou.


O delegado da Polícia Federal Marcelo Bórsio, da Divisão de Direitos Humanos do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódios e Pornografia Infantil, disse que o assunto deve ser discutido por toda sociedade e cobrou ações enérgicas do Estado para conter as investidas dos oportunistas. “O Poder Público precisa fiscalizar de Lan House até grandes provedores. Isso ajudaria muito no combate à pedofilia. Todi Moreno, subsecretário da Justiça e Cidadania, informou que até julho o governo lançará a campanhaBrasília sem Pedofilia.

Apesar de o assunto ser de grande relevância para a sociedade, Secretarias importantes como Saúde, Criança e Desenvolvimento Social não mandaram representantes. No entanto, para que todo o Governo do Distrito Federal tome conhecimento do que foi debatido, a CLDF enviará documento para os órgãos do DF com sugestões para se melhorar o combate à pedofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.