sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Violência contra a mulher.


Conseqüência direta de desigualdades sociais, a violência sempre esteve presente ao longo da história da humanidade. Contudo, dados mostram que as mulheres e grupos desfavorecidos costumam ser vítimas preferenciais de atos violentos.



Apesar de haverem variações no conceito, de acordo com a Convenção de Belém do Pará (AGENDE, 2004, p. 9) a violência contra mulher é "qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada."



Sabemos que são inumeráveis as formas de expressão de violência contra as mulheres e que podem ocorrer tanto na vida pública quanto na vida privada, de modo ostensivo e declarado, como sutil e invisível. Sendo assim, a violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais, que limita total ou parcialmente à mulher o reconhecimento, gozo e exercício de tais direitos e liberdades. A sociedade, portanto, precisa ser alertada para que o assunto seja discutido e combatido, por meio da soma de esforços de variados segmentos sociais.



Por meio da presente Campanha buscamos comprometer a sociedade com a problemática, destacando que a violência contra as mulheres não diz respeito apenas à elas, mas a todas as pessoas que acreditam que uma vida livre de violência é o primeiro passo para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.