quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mídia Livre: Comunicadores brasileiros discutem mídia alternativa e lutam por democracia na distribuição da publicidade oficial

Fonte: Assessoria do Fórum da Mídia Livre


Militantes da mídia alternativa, teóricos da comunicação, estudantes e interessados no debate da imprensa livre se reúnem dias 14 e 15 de junho na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para o I Fórum de Mídia Livre. O encontro nacional é parte de uma ampla mobilização em defesa da diversidade informativa, do trabalho de colaboração nos novos meios e sua expansão, bem como da garantia de amplo direito à comunicação. As inscrições estão abertas.

A mobilização começou em uma reunião em São Paulo envolvendo 42 jornalistas, estudantes, professores e outros ativistas de diferentes regiões do Brasil. Depois de outros encontros em Porto Alegre e na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro, o movimento deslanchou - outras reuniões também foram realizadas em Belém, Fortaleza, Recife e Aracaju. Foi construído, no primeiro encontro do FML, o Manifesto da Mídia Livre, ponto de partida para o Manifesto do I Fórum de Mídia Livre, a ser definido na plenária programada para o dia 15. No dia 8 de junho, será realizado um pré-Fórum no Circo Voador, no bairro carioca da Lapa, como uma das atividades preparatórias para o próximo Enecom (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação).

Nos encontros realizados nos útimos meses, foram discutidos o avanço do movimento da mídia livre em todo o país, de maneira que seja obtida a garantia de espaços nas TVs e rádios públicas e a regulação da publicidade estatal, além de outros temas ligados ao fazer da mídia popular e à imprensa alternativa como instrumento de luta contra-hegemônica. Na festa de 100 anos da ABI, em abril, a criação do FML foi citada pelo vice-presidente José Alencar como "exemplo da utilização daquela instituição como espaço de integração e mobilização dos profissionais de imprensa brasileiros", já que a ABI fora dias antes sede do primeiro encontro do Fórum no Rio.

O setor de comunicação, segundo o manifesto, disponível no site do Fórum de Mídia Livre, "não reflete os avanços que ao longo dos últimos trinta anos a sociedade brasileira garantiu em outras áreas. Isso impede que o país cresça democraticamente e se torne socialmente mais justo". O texto diz ainda: "A democracia brasileira precisa de maior diversidade informativa e de amplo direito à comunicação. Para que isso se torne realidade, é necessário modificar a lógica que impera no setor e que privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos (...)".

Segundo o Manifesto da Mídia Livre, o objetivo da democratização da publicidade estatal visa que "as verbas de publicidade e propaganda sejam distribuídas levando em consideração toda a ampla gama de veículos de informação e a diversidade de sua natureza; que os critérios de distribuição sejam mais amplos, públicos e justos, para além da lógica do mercado; e que ao mesmo tempo o poder público garanta espaços para os veículos da mídia livre nas TVs e nas rádios públicas, nas suas sinopses e meios semelhantes".

Leia o Manifesto da Mídia Livre em http://www.apn.org.br/apn/index.php?option=com_content&task=view&id=369&Itemid=42




www.apn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.