segunda-feira, 21 de julho de 2008

EM SALVADOR, MAIS DUAS CHACINAS EM 24 HORAS. ESTÁ NA HORA DA POPULAÇÃO SE ORGANIZAR E IR AS RUAS.

20/07/2008 (23:40) | COMENTÁRIOS (0)

Duas chacinas em 24 horas deixam 8 mortos e 9 feridos em Salvador

Fernando Amorim/ Agência A TARDE

Tiroteio no Eng. Velho da Federação resulta em 4 mortes e 8 feridos

Silvia Maria Nascimento e Helga Cirino, do A Tarde

A disputa por pontos de tráfico de drogas em Salvador pode ter sido, segundo suspeita da polícia, o motivo de mais duas chacinas em Salvador neste final de semana, em cerca de 24 horas, deixando oito pessoas mortas e onze feridas.

Quatro pessoas morreram e pelo menos outras oito ficaram feridas, uma em estado grave, em um tiroteio ocorrido na noite do último domingo(20), por volta das 20 horas, no local conhecido como segundo largo da Rua Apolinário Santana, no bairro do Engenho Velho da Federação. O vendedor ambulante Moisés Pereira Machado, aparentemente maior de idade, morreu no local, em frente a um depósito de bebidas, enquanto a maioria dos atingidos estava no Bar do Presidente, inclusive uma mulher de 26 anos.

No início da noite de sábado(19), quatro jovens foram executados, no Bairro da Paz, por cerca de dez homens armados de metralhadoras e pistolas, alguns se identificando como policiais. Outras três pessoas foram atingidas no ataque. Os sobreviventes dos dois ataques foram levados ao Hospital Geral do Estado.

De acordo com uma moradora do Engenho Velho, que não quis se identificar, um dos feridos seria um primo dela, de prenome Nadson, carpinteiro, de 28 anos, atingido na cabeça e na perna. Ele teria sido operado no HGE. No local do tiroteio havia grande número de pessoas, pois é um hábito os moradores se reunirem no bar e arredores ao som de pagode nas tardes e noites dos fins-de-semana. A vítima morta no local, Moisés Pereira, segundo testemunhas, estava vendendo cerveja – próximo ao corpo havia isopor e garrafas quebradas.

Bairro da Paz –  No ataque de sábado ao Bairro da Paz foram mortos o doceiro Edmilson Desterro de Oliveira, 20 anos, o barbeiro Henrique Sampaio Souza, 23, o estudante Diego Wellinghton de Assis, 18, e o adolescente Givaldo Santos de Souza, 15 anos. Familiares e vizinhos dos jovens mortos no Bairro da Paz prometeram fechar a Av. Paralela, nesta segunda(21) pela manhã, em manifestação para exigir justiça.

Segundo a investigação feita por policiais da 12ª CP (Itapuã), sob o comando da delegada Francineide Moura, existe a possibilidade de a execução ter sido praticada por um grupo de traficantes do bairro do Garcia, o mesmo que liderou um ataque naquele bairro, último dia 6, com um morto e seis feridos, um deles um tenente da Polícia Militar.

Entre os feridos no ataque está um adolescente de 17 anos. A mãe dele informou que o rapaz foi baleado no abdômen quando se dirigia ao trabalho. Levado ao HGE, passou por uma cirurgia e permanece internado. "Ele está bem, graças a Deus, já está até falando", disse a mulher.
 
Os homicidas deixaram o bairro atirando, passaram na porta do módulo policial, onde estavam de plantão dois PMs, que não ofereceram reação. Ainda feriram Daniel Santos de Souza, 23, e o vigilante Roberto Carlos Santos Silva, 37.

Em poucos minutos viaturas da 15ª Companhia Independente da PM (Itapuã) e da 12ª CP, lideradas pela delegada titular Francineide Moura, chegaram ao local do crime.

"Foi realizada perícia pelo Departamento de Polícia Técnica. Cápsulas foram recolhidas e encaminhadas a exame. Também já começamos a ouvir testemunhas e parentes de vítimas", explicou a titular, que ontem pela manhã prosseguia com as investigações.

De acordo com informações, há suspeita de que o grupo pode ser o mesmo que atacou jovens, horas antes, em Brotas, uma vez que ocupavam automóveis com as mesmas características dos usados no outro bairro. "A informação está sendo apurada por nossa equipe. Estamos no início das investigações e ainda é muito prematuro afirmar isso", disse a delegada.

Adolescente – Revoltada com a morte do filho Givaldo Santos de Souza, de apenas 15 anos, Evani Bispo dos Santos aguardava o corpo do garoto ser liberado pelo Instituto Médico Legal, na tarde de ontem. "Meu filho estava na frente da minha casa. Foi comprar um lanche no mercadinho ali perto e quando voltou foi assassinado. Ele ainda chegou a correr, mas não teve jeito", disse ela, arrasada.

Givaldo cursava a 8ª série e, segunda a mãe, nunca tinha se envolvido com drogas: "Nunca recebi uma queixa dele no colégio, nunca repetiu de ano. Eu quero justiça! É muita crueldade com uma criança inocente, morrer numa situação dessas, sem dever nada a ninguém".

Desde a chacina do bairro de Mussurunga, no dia 7 de junho, quando sete trabalhadores foram executados a tiros, já aconteceram outras três matanças, totalizando 19 mortos e 15 feridos. É a maior quantidade de execuções em série em tão curto espaço de tempo na Bahia.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=919057
 


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Um comentário:

  1. Como salvar-a-dor de Salvador?

    Portal da Bahia que deveria oferecer só alegria. Portal dos poderes constituídos em um estado. Portal que administra cidades onde vivem homens, mulheres, crianças.
    Portal que gerencia vidas! Vidas humanas!

    Não se deseja estatísticas póstumas, nem mais notícias de violência, mortes, miséria,fome, caos.

    Saturados estão os baianos e àqueles que migraram para estas terras com tamanhos absurdos, omissões, insensibilidade e falta de competência daqueles que estão na administração deste grandioso estado.

    Estamos em época de eleições, alguns sairão, outros tomarão o poder sobre nossas vidas, sobre nossa paz, nossa terra, ar, água, educação, saúde, trabalho.

    De críticas estamos saturados, não temos nós o povo autoridade para colocá-los de castigo, nossas iniciativas esbarram na morosidade judiciária e os anos passam até as próximas eleições enquanto o descalabro desumano permanece.

    Nossas solicitações, denúncias se perdem no ritmo do Axé, abafadas pelos ritmos de tambores e festas organizadas para entorpecer nossos princípios.
    Não desejamos fins e sim enaltecer os princípios dos homens e mulheres no poder deste estado. Lembrem-se é seu chão, de sua geração futura.
    Plantem com vigor honesto, ético, íntegro,não partidário, sementes vigorosas de um novo estado.
    Salvador olhai por nós!

    Ana Maria C. Bruni

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.