domingo, 6 de julho de 2008

Entrevista: presidente do PCdoB-BH analisa disputa eleitoral




6 DE JULHO DE 2008 - 17h50

Entrevista: presidente do PCdoB-BH analisa disputa eleitoral


O presidente do diretório municipal do PCdoB da capital mineira, Zito Vieira, coordenador-geral da campanha de Jô Moraes (PCdoB) à prefeitura de Belo Horizonte, fala ao Vermelho Minas sobre o começo do processo eleitoral e a perspectiva da coligação "BH agora é Você", lançada oficialmente no ultimo domingo pelo PRB e PCdoB.


Jô iniciou sua campanha nas ruas esta semana

Em menos de uma semana como candidata oficial, a deputada federal Jô Moraes é apontada pela pesquisa realizada pelo instituto Datatempo como líder absoluta na corrida para o executivo municipal. Jô tem 20,03% da preferência do eleitorado, oito pontos percentuais na frente do segundo colocado, o deputado federal do PMDB, Leonardo Quintão, que tem 11,83%.

 

Veja abaixo entrevista com Zito Vieira.

 

Como você avalia o quadro da sucessão na capital, depois desta pesquisa do instituto Datatempo?

 

Zito - O quadro revela que a Jô é uma pessoa profundamente identificada com a cidade, revela que a população não apóia o candidato dos palácios. Jô dispara com 20% logo nos inicio da campanha, isso é um quadro muito positivo. Não há no Brasil uma experiência parecida. Uma comunista uma mulher, liderar uma pesquisa em tão importante cidade, mesmo contrária à gigantesca máquina que se apresenta de todos os lados.

 

A candidatura de Jô poderá aglutinar as dissidências da esquerda na capital?

 

Zito - Haverá muitas dissidências em vários partidos, inclusive na base do governador. O acordo feito em BH foi muito torto e alijou muitos atores do processo. Portanto, há dissidência do PT do PTB do PPS e também no PMDB. São pessoas ligadas à vida política da cidade, políticos e militantes históricos que não aceitam o acordo por cima. Acreditamos que a população também rejeitará esse acordo mal feito. Não se pode conceber que os principais opositores do governo Lula se aliem ao projeto que a vida inteira o PSDB foi contra. O povo não vai acreditar nessa aliança sem legitimidade.

 

Você acredita que em um possível segundo turno a base de sustentação do presidente Lula poderá se unir em torno da candidatura de Jô Moraes?

 

Zito - Teremos segundo turno nas eleições municipais de BH! O candidato do governador não conquistará o apoio da população, como não há nesta eleição pessoas do perfil de Patrus Ananias e Célio de Castro, somente a candidatura de Jô e Cláudio Sampaio apresenta mais legitimidade. Jô foi vereadora desta cidade, foi deputada estadual eleita pelos belo-horizontinos, é deputada federal, muito bem votada em BH. Portanto, uma liderança política legítima. Ao longo dos seus mais de trinta anos de vida pública, ela sempre se dedicou a esta cidade. Jô irá para o segundo turno, ao longo desta campanha se fortalecerá cada vez mais, principalmente, porque conta com a condição especial de profunda ligação com as forças populares. O povo vai saber separar o que é legitimo e o que é enlatado. A base do governo Lula poderá se aglutinar junto aqueles que sempre defenderão este projeto.

 

Qual será a estratégia do PRB e do PCdoB para a eleição proporcional?

 

Zito - PCdob e PRB farão um debate intenso a partir das regionais.Vamos debater as demandas da população, como saúde publica, segurança, educação , juventude, emprego trânsito.Temos um enorme desafio de formar uma bancada que conheça os problemas da cidade e que aponte soluções para o povo.Estamos confiantes e contamos com valorosas pessoas tanto nos quadros do PRB quanto nos quadros do PCdoB.

 

De Belo Horizonte,
Pedro Leão

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=39938




avast! Antivirus: Outbound message clean.

Virus Database (VPS): 080706-0, 06/07/2008
Tested on: 7/6/aaaa 20:24:10
avast! - copyright (c) 1988-2008 ALWIL Software.




Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.