sábado, 8 de agosto de 2009

A médica Rita de Cássia Tavares Giacon foi cruelmente assassinada na Bahia. Precisava isso?



As marcas de pneus na barriga e na cabeça da médica Rita de Cássia Tavares Giacon Martinez, 39 anos, indicam que ela foi atropelada mais de uma vez quando morreu.

De acordo com policiais que trabalham no caso, foram os atropelamentos que causaram a morte da pediatra, cujo corpo foi encontrado na quinta- feira próximo à cidade de Santo Amaro.

As razões para a crueldade do crime ainda estão sendo investigadas: a polícia descarta a princípio a possibilidade de mãe e filha terem sido vítimas de sequestro ou de assalto.


Para os investigadores, o assassinato foi encomendado. Na sexta-feira (7) à noite, um suspeito de participar do crime - seu nome não será revelado até que haja comprovação do envolvimento - foi detido para interrogatório. O marido da vítima, o médico radiologista Márcio Luís Alves Martinez será ouvido neste sábado (8) pela manhã na Delegacia de Homicídios (DH).

A curta distância entre as marcas de pneu encontradas no rosto e na barriga evidenciam, segundo agentes da DH, que Rita de Cássia foi atropelada mais de uma vez.

De acordo com eles, não há dúvidas de que a morte da médica foi encomenda. “Se fosse sequestro, os bandidos teriam pedido resgate. No caso de ‘saidinha bancária’, teriam obrigado a médica a sacar dinheiro, mas a última compra no cartão foi por volta das 11h, quando a vítima comprava roupas para o marido”, disse um policial.

Ele informou ainda que a vítima parecia ser uma pessoa querida. “As únicas ocorrências que encontramos em nome da médica foram duas queixas em que foi vítima de um furto de celular em 2003”.

Ainda de acordo com outro policial da delegacia, seria estranho que, em caso de assalto, os ladrões levassem apenas a carteira da vítima. “No carro foram encontrados joias, objetos comprados no dia, além da bolsa”, disse. Segundo familiares, Rita de Cássia era tenente da Marinha, mas pediu desligamento há algum tempo.

Suspeito

Desde que o corpo de Rita foi encontrado na Fazenda Lagoa, em Santo Amaro, no final da tarde de quinta, duas delegadas da DH e seis agentes foram a São Sebastião do Passé, onde o Zafira (placa JSH-2055) da vítima foi abandonado no km 582 da BR-324.

O veículo foi encontrado sem combustível pela Polícia Rodoviária Federal, após apurar denúncia de encontro de cadáver. Na ocasião, a filha de 1 ano e 8 meses foi deixada no interior do veículo.

Na sexta-feira (7) à tarde, um suspeito foi detido por policiais na zona rural do município de São sebastião do Passé e conduzido à Superitendência de Inteligência.

Posto fecha por comoção de colegas

O posto de saúde no Nordeste de Amaralina fechou mais cedo na sexta-feira (7). Ao saberem do crime, médicos enfermeiros e funcionários comunicaram à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que não teriam condições emocionais para trabalhar.

Por volta das 9h, o atendimento foi suspenso, mas boa parte dos 128 profissionais permaneceu até as 12h na unidade, à espera de notícias sobre onde seria velado o corpo de Rita de Cássia Tavares Martinez, 39 anos, encontrada morta na quinta-feira (6).

Os últimos nove anos da médica pediatra e herbiatra (que cuida de jovens dos 10 aos 20 anos) foram dedicados à comunidade do Nordeste de Amaralina, onde trabalhou no 9º Centro de Saúde Professor Sabino Silva. Lá, era admirada pelos colegas e moradores do bairro.

“Ela era maravilhosa, como pessoa e como médica. Atendia sempre com boa vontade, chamava a gente de mãe”, lembra a aposentada Darcy de Jesus Santos, 53 anos, que recorria à doutora Rita sempre que os netos de 10 e 12 anos apresentavam algum sintoma de doença.

“Todos os funcionários sentiram, e também os pacientes. Eu fiquei muito abalado”, revela o administrador do posto, Henrique Macedo, 54 anos, e que há 33 trabalha no 9º Centro.

“Uma pessoa tão calma, boa, alegre, ajudava todo o mundo. A gente não entende esse crime”, diz a dona de casa Euzelina Souza Assis, 29 anos, vizinha de porta do 9º Centro. Na sexta-feira (7), era dia de plantão, pela manhã e pela tarde, da médica Rita de Cássia.

Enterro de médica será em São Paulo

O corpo de Rita de Cássia será encaminhado neste sábado (8) para São Paulo, onde a médica deve ser sepultada. No final da tarde de sexta-feira (7), o corpo da médica foi velado por parentes e amigos no Cemitério do Campo Santo. Rita de Cássia é natural de São Paulo, onde tem família.

A mãe dela, dona Ieda, chegou na manhã de ontema Salvador e foi ao Instituto Médico-Legal (IML), onde o marido da médica, o radiologista Márcio Martinez, cumpria a burocracia para a liberação do corpo. Emocionada, a mãe da médica teve que ser amparada por parentes. Ninguém quis dar entrevista.

Compras para o Dia dos Pais antes do crime

Na última vez que foi vista em público, a médica Rita de Cássia escolhia um presente para o Dia dos Pais em companhia da filha de 1 ano e 8 meses. Entre sorrisos e brincadeiras com a pequena Isabela, ela gastou menos de meia hora numa loja do Shopping Iguatemi para escolher o presente do marido.

Saiu de lá às 11h, com uma camisa esporte e duas calças de brim, sob os muxoxos de protesto da filha, impaciente com a demora nas compras. O marido, o médico radiologista Márcio Martinez, tinha saído para o trabalho às 7h, pouco antes de Rita ir aproveitar a manhã de folga com a filha no shopping.

O casal se conheceu enquanto fazia residência médica em São Paulo. Ela paulista, ele baiano, há dez anos resolveram vir morar juntos em Salvador. Naquela tarde, a médica tinha compromisso. Iria participar de uma reunião no Posto de Saúde da Família no Garcia, sobre a saúde de jovens e adolescentes. Não pôde ir.

Foi encontrada morta, no final da tarde de sexta-feira (7), numa estrada de barro, próximo ao município de Santo Amaro. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e o Hospital Santa Izabel, onde Rita de Cássia, 39 anos, trabalhava, divulgaram na sexta-feira (7) notas de pesar pelo falecimento da médica pediatra.

O comunicado emitido pela SMS faz ainda um apelo para que os culpados pelo crime sejam apontados. “A SMS pede o empenho da polícia para localizar e prender os responsáveis por este ato de violência”, diz a nota. Já o Hospital Santa Izabel, descreve a médica como uma “profissional dedicada, competente e que era muito querida no seu ambiente de trabalho”.

Rita de Cássia era conhecida pelo cuidado com animais

A médica Rita de Cássia era conhecida no Nordeste de Amaralina, onde trabalhava no 9º Centro de Saúde, pelo carinho dedicado aos cachorros de rua.

“Ela pegava os cachorros na rua e levava para clínicas ou para a casa dela. Ela tinha um carisma muito grande”, lembra a funcionária do 9º Centro Sandra Almeida, 46 anos.

Entre as amizades caninas que cativou estava a cadela vira-lata Branca, que todos os dias visitava o posto. A dona de Branca, a vizinha Euzelina Assis, 29, não tinha ciúmes. Tanto que acabou por “doar” Branca a Rita de Cássia, após perceber a predileção da vira- lata.

“Uma vez Branca fugiu de minha casa e a doutora me levou para procurá-la, do Ferry Boat a Itapuã. Quando vimos, Branca estava na porta da casa dela, na Pituba”, revela Euzelina, ao contar por que cedeu a cadela.

Amigos deixam recados de pesar em página do Orkut

No site de relacionamentos Orkut, Rita de Cássia recebeu várias mensagens de pesar e de luto dos seus amigos e pessoas que mostraram solidariedade. Uma amiga aponta as qualidades de Rita ao dizer que “a sua delicadeza no falar, a sua bondade com as pessoas e com os animais, esses são os exemplos que ficarão'.

Em um outro recado, outra amiga dá forças para a família: “Ao marido, que Deus te dê forças para criar essa sementinha linda que ela deixou”, referindo-se à filha de 1 ano e 8 meses, que foi encontrada dormindo dentro do carro da médica.

Ela e o marido, que é baiano, se conheceram há cerca de dez anos, em São Paulo. Mães de pacientes também deixaram seus pêsames. “Obrigada por ter cuidado do meu filho Ícaro, por duas vezes no Hostital Santa Izabel... descanse em paz”, diz um dos recados.


(notícia publicada na edição impressa do dia 08/08/2009 do Correio
da Bahia

6 comentários:

  1. Espero que este caso não fique impune...que a polícia esteja realmente trabalhando para que a VERDADE,seja revelada...tem horas que sinto a polícia da Bahia uma instituição provinciana,onde o status pessoal é que conta...acredito que isso não foi coisa de bandido "pé de chinelo".

    ResponderExcluir
  2. Indulto de dia dos pais, de dia das mães, de Natal, ou do que quer que seja... como é ridículo isso! Ê BRASIL!!!
    É bandido! Tem que ficar fechado, confinado e pagar pelo que fez sem regalia NENHUMA.
    Quando terminar a pena do infeliz, aí sim vai aproveitar com a família, vai pro raio que o parta. Mas o desgraçado já tinha um monte de estupros e não sei mais o que "nas costas" e ainda soltaram o vagabundo???
    O que é isso? Vergonhoso!! Onde vamos parar dessa forma??
    Pobre Rita de Cássia, pobrezinha... a dor que ela não deve ter sentido... meu Jesus.
    A dor que uma família inteira vai sentir pelo resto de suas vidas...
    Quando vamos ter uma justiça decente no nosso país? O que podemos fazer pra mudar tudo isso?? Queria saber, COMO podemos agir? Eu queria poder quebrar tudo, quebrar os quem tem o poder de mudar nossas leis, mas que não as mudam.
    Estou vivendo no exterior, amo meu país querido, não vejo a hora de voltar pras minhas raízes, pra minha querida cidade de SP, MAS, por essas e por outras que cada dia fico com mais medo... isso é triste, muito triste.
    Que Deus a tenha, Rita e que Ele também esteja com todos nós, a cada momento, nos protegendo dessas "coisas malignas" que andam à solta por aí.
    Luciano (NY)

    ResponderExcluir
  3. EU ESTOU MUITO TRISTE POR ISTO TER ACONTECIDO ,OS IRRESPONSAVEIS DEIXAR UM MALUCO PSICOPATA SAIR E FAZER NOVAS VÍTIMAS, SIGNIFICA QUE NÓS ESTAMOS TOTALMENTE SEM DEFESA,SEI QUE A MELHOR JUSTIÇA É A DIVINA,E ESSE CASO NAO VAI FICAR IMPUNE NAS MÃOS DE DEUS ...LUTO POR RITA DE CÁSSIA TAVARES GIACON MARTINEZ QUE DEUS A TENHA E QUE SEJA FEITA A JUSTIÇA !!

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS QUE TRAGEDIA,ONDE VAMOS PARAR COM TANTA INSEGURANÇA? E AI EU PERGUNTO: SERÁ QUE OS DIREITOS HUMANOS VÃO PROTEGER ESSE MONSTRO, ESSE ASSASSINO, PERVERSO E SEM CORAÇÃO, ELE JAMAIS DEVERIA TER TUDO DIREITO A INDUTO, SOBRETUDO PELOS CRIMES QUE ELE JÁ TEM.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muito triste com o que aconteceu, pois acho um absurdo esse piscopata solto cometendo erros. A vida, o destino de duas pessoas Mae e Filha foi interrompido por um desgraçado desse.

    ResponderExcluir
  6. eu espero que a justiça seja feita...mas confio mais na justiça de deus.
    peço que continuem orando por ela, que era uma pessoa incrível, doce, bondosa e muito, muito amada...era minha prima querida e dói muito não tê-la mais entre nós...mas se deus quis assim, só nos resta orar pra que ela descanse em paz...obrigada pelo blog.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.